Secretariado anos 90

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique quais são os tipos de conhecimento e de que forma o conhecimento religioso ou mitológico é preservado juridicamente.




Conhecimento Filosófico: conhecimento é uma conquista, uma apreensão espiritual de algo, algo que buscamos por meios teóricos. Ele, ainda, complementa que todo e qualquer trabalho cientifico, e está subordinado sempre ao esforço de apreensão do mundo real. Maisligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condiçãohumana.

Conhecimento Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características,faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular(utiliza métodos, paradigmas, estudos, fontes científicas de experimentos reproduzíveis, etc... ).


Conhecimento Teológico(Religioso): Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os Escritos Religiosos foram escritos medianteinspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas. 

Conhecimento mitológico: ou conhecimento através da mitologia: O conhecimento mitológico é a narrativa de uma história que é objeto de crença e que é uma verdade inquestionável para os povos que as tinham. Oconhecimento é revelado algo e acreditamos sem questionar, por exemplo, Zeus envia raios à Terra, Atena traz serenidade aos gregos da época da história mitológica. A credibilidade do conhecimento mitológica se dava pela autoridade de poeta-vidente (Homero, por exemplo) , oráculos, e porque este conhecimento vinham de tempos imemoriais.




2. A ciência é sempre um procedimento realizado por ummétodo. Descreva quais são as fases do método científico.


1º: Observação. Você observa um fato qualquer, como por exemplo o fato de formigas se atraírem por açúcar, ou o fato de pessoas vomitarem quando ingerem xarope de ipeca. Esse fato deve ser testemunhado e comprovado por outros, para ser validado como real, assim como uma testemunha só não condena ninguém;
2º: Coleta de Dados. Umavez que o fato tenha sido comprovado (ou seja, ele realmente acontece) o cientista vai coletar dados sobre este fato que já foram descobertos ou que ele mesmo pode obter. No caso do xarope de ipeca, ele vai verificar como é feito este xarope, interrogar pessoas que o tomaram, descrever os sintomas apresentados, vai estudar a composição do xarope e etc. Com isso teremos um conjunto de dados sobreo fato observado.
3º: Hipótese. Com o conjunto de dados que temos sobre o fato e o que observamos sobre ele, formulamos uma hipótese, que é uma explicação plausível para a ocorrência do fato porém não testada e comprovada. No caso das formigas, podemos supor que elas são atraídas pelo açúcar pelo cheiro do mesmo.
4º: Experiências (testes). Agora que já conhecemos bem o fato, e temos umaexplicação lógica para ele, vamos realizar os mais diversos testes para comprovar nossa hipótese. Com as formigas você pode colocar açúcar perto de um formigueiro e ver como as formigas o encontram, através da observação; depois pode capturar uma formiga e estudá-la para ver se ela realmente possui algum órgão olfativo, o que seria uma evidência à favor da sua hipótese.
5º: Teoria. Após a...
tracking img