SebastiaoPedrosa

3458 palavras 14 páginas
TEXTO DE SEBASTIÃO PEDROSA
Aprendendo a ver arte com imagens de Eckhout
Introdução
Uma das questões freqüentes que surgem entre os professores que começam a ensinar arte no ensino fundamental ou médio é: “O que realmente eu poderia dizer a uma criança ao se colocar em frente de uma pintura; como explicá-la?” Suas dúvidas e insegurança em emitir juízo sobre uma obra de arte, resumem a dúvida de muitos professores quando se deparam diante de uma imagem. No entanto, mesmo sem o conhecimento prévio da obra ou do artista em questão, é possível envolver crianças e jovens numa discussão produtiva sobre um objeto de arte. A discussão terá outra dimensão se apoiada em algumas categorias norteadoras de uma observação objetiva.
Ver uma obra de arte implica muitas leituras entrecruzadas. Quando nos deparamos diante de uma obra de arte, uma série de indagações nos ocorre: quem realizou esta obra? Quando foi realizada? Qual a motivação do artista para criá-la?
De que a obra nos fala? Que sentimento nos é despertado? Podemos até mesmo ler numa imagem um significado tácito ou implícito que na verdade não estava na intenção do artista no momento da criação. Porém, para que o professor seja mais objetivo na ação pedagógica, apresento aqui, algumas diretrizes, baseadas na discussão de especialistas no ensino da arte (1) que podem auxiliar o professor na tarefa de envolver o aluno na apreciação de uma determinada obra de arte.

I.

Apreciação de uma obra de arte:
Quatro operações sugeridas por Feldman

Apesar de vários estudos sobre questões metodológicas ou sistemas que possam ajudar na apreciação da obra de arte (2), não há um modo único e verdadeiro ou até mesmo uma maneira linear de análise. Isso nos leva a fazer várias perguntas com relação ao objetivo da apreciação ou crítica em arte. É o objetivo da crítica em arte fazer a pessoa compreender o que o artista queria com sua obra? Ou mesmo ajudar ao espectador ser consciente de suas próprias respostas para uma determinada
imagem?

Relacionados