Sebastianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sebastianismo
“Nos meados de 1530 e 1546, Bandarra, um sapateiro inspirado, escreveu estrofes rimadas, que alertava a chegada de um salvador desconhecido que ele chamava de O Encoberto. Ele via chegar ‘um rei com uma nobreza que nunca havia visto outro igual’. Esse fará reinar a justiça. Será o “ungido do senhor’. 0s outros reis seguirão suas ordens como a seu verdadeiro ‘imperador’. O amorreinará em toda parte. Os pagãos servirão a um único senhor. As tribos de Israel divididas por Nabucodonosor voltarão todas a cavalo. Não haverá nenhum combatente a pé. As trovas de Bandarra inquietaram a inquisição, que as condenou e impediu sua impressão, mas não deteve difusão oral.
No final do século xvI em Portugal nasceu o sebastianismo. No ano de 1554, os nove filhos do rei João III haviammorrido uns após os outros suas esperanças estavam para o neto que o tão esperado nascimento ocorreu naquele ano. Cognominaram no de o ‘Desejado’ e viram nele o rei anunciado por Bandarra, do qual se esperavam milagres. Poetas prognosticavam que ele reinaria sobre a Ásia até os limites do mundo. E sobre a ‘infiel terra africana’. Foi grande a desilusão, quando aos 24 anos o jovem rei Sebastiãodesapareceu na data de 04 de agosto de 1578, na batalha de alcácer – Quibir, no Marrocos. As opiniões se dividiram alguns se recusaram a acreditas na morte de Sebastião, ainda mais tendo o cardeal Henrique morrido em 1580, a coroa de Portugal coubera a Felipe II, certamente o mais próximo herdeiro.
Sebastião, jovem cruzado heroico tornou-se um rei ‘perdido’ ou ‘ encoberto’ surgiram rumores de suasobrevivência falou-se de um príncipe perseguido e clandestino que recuperaria sua coroa. Assim nasceu o Sebastianismo.
Com o passar do tempo o sebastianismo foi levado a encarnar-se num outro personagem. Muitos portugueses, nas proximidades de 1640, pensavam que ia ressurgir um rei nacional que permitiria ao povo lusitano retomar sua missão universal. No ano de 1637, revoltadas antiespanholasocorreram no Alentejo e no Algarve, viram nelas a realização de uma profecia de Bandarra que dizia ‘que antes de chegar quarenta surgiria grande tormenta’. Ao mesmo tempo, os jesuítas divulgavam diversas profecias que anunciavam a redenção de Portugal.
Neste clima profético, entende-se que a revolução de 1º de dezembro de 1940 tenha instalado o duque de Bragança, quase sem disparar um tiro no trono dePortugal.
No dia da aclamação solene de João Iv, uma estátua de Bandarra foi colocada num altar da catedral de Lisboa. Os anúncios do sapateiro inspirado, haviam se realizado, por mais que descendência direta dos Avis tivesse acabado, um rebento de uma linhagem lateral, o duque de Bragança que até então viverá ‘encoberto’ em realidade de maneira bem relativa, era suscitado pela providencia. Eleia realizar a última fase do plano divino: estabelecer, graças aos portugueses, o império de Deus na terra.”
Nassau e a Restauração Pernambucana
“Não era fácil administrar o Brasil holandês. Em Pernambuco encontraram além de culturas nativas, toda uma sociedade colonial criada pelos portugueses baseada na grande propriedade, na monocultura da cana, no uso da mão de obra indígena e depoisafricana. Essa relação acolhia também o conflito de duas comunidades europeias: os que vieram dos países baixos e os lusitanos que haviam povoado a região desde 1534. Além disso, os holandeses trouxeram com eles, ingleses, franceses, alemães e escoceses como soldados e também uma numerosa comunidade judaica de ascendência portuguesa. Esses judeus fundaram em recife a primeira sinagoga das américas, como fim do domínio dos holandeses sobre eles, abandonaram o Brasil e instalaram-se em Barbados, Curaçao e nova York. Além disso havia a desigualdade entre o precoce crescimento de valores capitalistas nos países baixos e a firmeza de Portugal, e colônias, em um sistema em que combinavam a ética econômica do antigo regime com uma expansão ultramarina. Para Gilberto Freyre, o contato com os...
tracking img