seadr

1118 palavras 5 páginas
PSICOLOGIA social

Vivemos cercados de problemas sociais, dentre os quais a desigualdade social faz parte. Este é um problema que gera vários outros.
A humilhação social é um fato,é uma realidade nua e crua que devasta de forma direta e indireta a vida social e psicológica de um indivíduo.A sociedade impõe valores,padrões morais e quem não segue é tarjado como um ser inferior,de baixo padrão social.A sociedade faz suas classificações e infelizmente todos seguem, quem tem um padrão de vida melhor ou elevado tem passe livre para humilhar,o que é lamentável.Mas ainda bem que não é o caso de muitos.
A humilhação social trata – se de um fenômeno político e psicológico, onde o sujeito humilhado é impedido na sua humanidade, que ele reconhece em si mesmo, no seu corpo, gestos, imaginações, voz e no seu mundo, seja no trabalho ou no bairro em que vive.È também um fenômeno histórico,pois a humilhação já existe a bastante tempo.
Infelizmente a questão da desigualdade e exclusão dos indivíduos é grande,assim como o desaparecimento simbólico de indivíduos pobres com profissões que não exigem qualificação escolar ou técnica (trabalho subalterno não qualificado) ,causando uma grande humilhação social,tornando os homens invisíveis,assim como relata o texto.
Há uma parcela reduzida que escolhe ajuda, dar a mão ,repartir;esses indivíduos colaboram de forma significativa na vida desses cidadãos;Em falar em cidadão,cadê a cidadania? Ou ela só existe para aqueles que detém uma vida financeira elevada?
Foi no ano de 1888 que a lei Áurea deu liberdade aos escravos negros, extinguindo assim a escravidão por raça e por trabalhos abusivos. E mesmo depois de cento e vinte e cinco anos ainda existem pessoas impostas ao descaso, a humilhação, a escravidão social.
A invisibilidade social é uma consequência direta da desigualdade social, fruto de uma Sociedade seletiva. Segundo Sposati(1995) “o homem só é reconhecido quando se faz trabalhador, quando contribui para a

Relacionados