“Se tudo no homem tem como ponto de partida a biologia, nem tudo no ser humano deriva dela.”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proposta de Trabalho

“Se tudo no Homem tem como ponto de partida a biologia, nem tudo no ser humano deriva dela.”

Esta frase é, na minha opinião, a pura da realidade. É verdade que tudo nohomem (assim como em TODOS os seres vivos) tem como ponto de partida a biologia, tendo em conta que toda a vida surgiu a partir de bactérias, fungos, e células que se foram desenvolvendo, em meioaquático… mas, o que é facto é que o desenvolvimento humano está muito para lá do desenvolvimento celular.
Como todos sabemos, animais que trabalham em conjunto tem sempre mais sucesso que outros que levam umavida solitária (em conjunto, por Ex: orcas, leões, pinguins, etc…). O ser humano, com o decorrer da evolução, acabou por aliar o cérebro mais inteligente conhecido actualmente, com o cariz social,também superior a todos os outros animais, que originou a espécie até então, mais avançada do mundo ou, pelo menos, a que mais o conseguiu moldar, à sua maneira. Agora, apesar de uma vivência empermanente relação com o mundo natural, o mundo que construímos constitui um ambiente de suporte e protecção dos seres humanos, pois estão organizados em sociedades e criam culturas.
O ser humano constróisignificados pessoais mas, tendo em conta a cultura em que está inserido, já existem significados atribuídos, o que origina um mais rápido desenvolvimento dessa cultura (por ter já objectos com odevido significado) que, na partilha de experiências com outras culturas (aculturação), faz com que a humanidade dê um pequeno passo em frente que, juntamente com todos os outros, fazem o mundo em quevivemos hoje. A plasticidade do cérebro humano também permite que possamos atribuir muitos significados e que, consequentemente, continuemos a ter novas aprendizagens, visto que a cada experiencia do serhumano o cérebro é reforçado, permitindo que haja uma maior capacidade de resposta ao ambiente.
A capacidade de adaptação do ser humano também permite que nos desenvolvamos em vários locais do...
tracking img