Se tivesse que escolher entre presidencialismo e parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Presidencialismo é um governo no qual os poderes, funções e deveres de chefe de governo e estado se reúnem numa só pessoa no qual o executivo, judiciário e legislativo são poderesindependentes entre que funcionam em harmonia. Eleito pelo voto direto ou por colégio eleitoral, para mandato com período determinado em lei constitucional, o presidente não se subordina ao Parlamento nem podeinterferir em seus interesses. Entre suas atribuições estão a de liderar a vida política da nação, representar o país interna e externamente, comandar as forças armadas, firmar tratados, encaminharprojetos de lei ao Congresso, responder pela administração e pelas decisões nos setores executivos e escolher os ministros de estado.
O sistema presidencialista foi criado Para limitar o poder dogoverno e garantir a liberdade dos cidadãos, os constituintes rejeitaram o modelo parlamentar britânico e estabeleceram a separação total do legislativo, executivo e judiciário, com um sistema de pesose contrapesos no qual cada poder fiscaliza e contrabalança os demais, sem predomínio de nenhum deles. O presidente não precisa ter maioria no Congresso, mas em todas as questões de política geral queenvolve a legislação ou gastos de verbas deve ser negociado com os parlamentares para fazer a aprovação de seus projetos. Por isso vivemos em um país de extrema individualidade, onde as pessoaspensam somente em si próprias, onde a pobreza, escassez e fome são visíveis.
Temos um ensino extremamente desigual entre as escolas privadas e as escolas públicas, muitas das vezes, dificultando oacesso das pessoas mais pobres as universidades publicas, devido ao grau de acesso ao ensino.
Em relação à mortalidade infantil, também acredito haver dificuldade, pelas pesquisas realizadas. Criançasprovenientes de família de baixo poder aquisitivo, têm maiores chances de mortalidade infantil, por falta de estrutura financeira, familiar e qualidade de vida. Melhorar a saúde materna hoje já é um...
tracking img