sdzxszx

291 palavras 2 páginas
MAMAN – Louise Bourgeois
Louise Bourgeois nasceu a 25 de Dezembro de 1911, em Paris, França e morreu a 31 de Maio devido a insuficiência cardíaca.
Os seus pais eram donos de uma galeria que negociava tapeçarias antigas.
Louise Bourgeois tinha alguns conflitos com o pai devido à sua maneira de ser, ou seja, Louise era muito explosiva. O seu pai traía a mãe e isso afectou-a de tal maneira que a maioria das suas obras são dos traumas de infância.
Em 1930, entrou para a Sorbonne para estudar Matemática e Geometria.
Em 1932 a morte da sua mãe, “inspirou-a” a estudar artes. No entanto, não teve o apoio do pai que achava que os artistas modernos eram um desperdício de dinheiro ,contudo, insistiu e conseguiu continuar a estudar artes.
Em 1935 graduou-se na Sorbonne ao mesmo tempo estudava na escola do Louvre e na escola de Belas-Artes.
Em 1973 começa a dar aulas em New York Studio School of Drawing, Painting and Sculture.

Em 1990 começou a usar a “aranha” como imagem central da sua arte.
Louise Bourgeois criou inúmeras esculturas de aranhas, sendo a principal, e mais conhecida, “Maman”. Esta escultura representa a sua mãe e ela diz que a força que a mãe tinha e a protecção em relação aos filhos era tal e qual como a das aranhas.
“ A aranha é um hino á minha mãe. Ela era a minha melhor amiga. Como as aranhas a minha mãe era esperta. As aranhas são presenças amigáveis que comem mosquitos e sabemos que os mosquitos espalham doenças e por essa razão são indesejáveis. Portanto, aranhas são ajudantes e protectoras, exactamente como a minha mãe. “
A escultura tem 9metros e os materiais utilizados foram aço e mármore.

Relacionados