Sdwdw

334 palavras 2 páginas
Centro Universitário Ritter dos Reis – Design
Gestão Ambiental – Lucio Renato de Fraga Brusch
Renan Vieira

Economia de água potável – uso consciente A água potável é um bem precioso que devemos preservar ao máximo e utilizar com o máximo de inteligência possível. Afinal de contas, a humanidade não sobrevive. Pensando nisso resolvi tentar solucionar o problema de um objeto que desperdiça cerca de x litros de água por dia: O vaso sanitário.
Os vasos sanitários atuais, por norma, consomem, no máximo, 6 litros de água a cada descarga. Alguns modelos tem opção de 3 litros, para dejetos líquidos.
Os modelos mais antigos, com descarga acoplada na parede, consomem de 12 a 15 litros de água cada vez que são acionados.
Descargas a vácuo, comumente utilizadas em aviões, consomem de 1,2 a 1,5 litros de água cada vez que são acionadas.
Porque não instalar descargas a vácuo nas residências? O custo seria o maior empecilho. A instalação de um sistema de esgoto a vácuo na Secretária de Orçamento Federal, em Brasília, teve o custo de R$ 380mil. Esse sistema abrange 65 vasos sanitários e atende a 220 usuários. Para instalação residencial esse valor torna inviável o projeto! Para prédios grandes, nem tanto. A economia que esse sistema gerou no prédio da SOF foi de R$ 4 mil mensais na conta de água. Se cada prédio grande tiver esse sistema, reduzirá muito o consumo de água nas cidades.
Para as residências, porém, a solução é algo mais simples. E tem mais de design gráfico e cognitivo do que propriamente de produto. Trata-se de uma sinalização mais clara e objetiva de como utilizar a descarga para dejetos líquidos corretamente. Muitas vezes o usuário utiliza a descarga para dejetos sólidos por engano. E ao invés de gastar 3 litros de água, acaba gastando 6. Botões com indicação clara da quantidade de litros de água utilizados já seriam o suficiente. Nenhuma das alternativas é novidade, ou alguma invenção milagrosa. São apenas ideias adaptadas a 2

Relacionados