Sdsdssdsdsdsds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
tórax
Joaquim E. G. Gomes
Ezequiel Rubinstein
Márcio A. Cardoso
Humberto J. Alves
1 - ESQUELETO DO TÓRAX
1.1 - GENERALIDADES
Identifique os ossos que constituem o esqueleto torácico. Observe que eles se dispõem de modo a formar uma caixa óssea de forma aproximadamente cônica, cujo espaço interno, chamado de cavidade torácica, contém órgãos de importância vital. Examinea face externa da parede posterior do tórax e note a presença de duas depressões longitudinais, situadas de cada lado das vértebras e produzidas pela orientação ântero-posterior das partes mediais das costelas. Cada uma dessas depressões é conhecida como sulco costovertebral, o qual aloja as subdivisões do músculo eretor da espinha. Identifique os elementos que delineiam a abertura superior dotórax. Localize os arcos costais, o ângulo infra-esternal e o apêndice xifóide. Quando comparamos dois indivíduos de tipos constitucionais extremos (brevilíneo e longilíneo) quais são as principais diferenças anatômicas relativas ao tórax?
Apesar de ser possível a sua comparação com o crânio no que se refere à função protetora, o esqueleto torácico difere daquele por constituir um envoltóriodescontínuo, o que confere uma proteção apenas relativa.
O tórax não é estático. A combinação em uma só estrutura de elementos ósseos, articulações sinoviais, peças cartilagíneas e músculos dá ao conjunto a elasticidade necessária ao desempenho da função respiratória.
Estude os ossos de acordo com o roteiro que se segue, observando a mesma orientação dada para o estudo do esqueleto nos outrossegmentos.
1.2 - ESTERNO
Leia a descrição do esterno. Identifique as partes que o constituem. Localize a incisura jugular, as incisuras claviculares e as incisuras costais. Quais são as costelas que se articulam individualmente com o esterno e em que locais desse osso se verificam essas articulações? O que é ângulo esternal e qual é a importância prática do seu conhecimento? Dê especialatenção ao estudo da estrutura do esterno, pois suas características favorecem a realização de punções que são de grande utilidade quando se deseja avaliar o estado funcional da medula óssea (punção esternal para coleta de material, para realização de mielograma).
1.3 - COSTELAS
Quantos são os pares de costelas? Observe que a maior parte delas fazem conexão entre a coluna vertebral e oesterno. Conceitue e identifique costelas verdadeiras, costelas falsas e costelas flutuantes. Detenha-se, agora, em uma única costela, por exemplo, a 4ª. Repare que se trata de um osso alongado, achatado e côncavo em sua face interna (aqui é preferível o uso do termo interno em lugar de medial porque o ponto de referência é uma cavidade), e que apresenta uma disposição oblíqua em relação ao planofrontal. As 12 costelas não são idênticas umas às outras. Contudo as costelas da  3ª até a 9ª possuem características em comum, sendo por isto conhecidas como costelas típicas. É preciso que você saiba, pelo menos, as partes e os acidentes de uma costela típica. Quais são os pontos de articulação de uma costela típica com a coluna vertebral? Não há necessidade de estudar detalhadamente as costelas 1,2, 10, 11 e 12. Estude o texto referente às cartilagens costais e identifique-as no esqueleto e, posteriormente, no cadáver.
1.4 - COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral é formada por um conjunto de peças ósseas, as vértebras, unidas entre si por ligamentos e por articulações fibrocartilagíneas (discos intervertebrais). Uma vez que tais articulações são individualmente pouco móveis (lembre-sedos conceitos básicos sobre articulações), o que permite a grande flexibilidade da coluna? Observe o esqueleto e note que as vértebras são progressivamente maiores no sentido caudal. Isso teria alguma explicação? Quais são as partes da coluna e quantas vértebras compõem cada uma delas? O que é curvatura primária e quais são elas? O que é curvatura secundária e quais são elas? Qual o significado...
tracking img