Sdsadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE 1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Esta primeira parte serve para introduzir o leitor no maravilhoso mundo das organizações e sua administração. Mostra o papel do administrador no mundo moderno e as habilidades que deve possuir para levar a cabo o seu trabalho. Sem uma adequada administração, as organizações não teriam êxito e nem futuro. O capítulo 1 sobre a Administração esuas Perspectivas trata do conceito de Administração e o seu desenvolvimento ao longo do século XX e uma projeção das perspectivas futuras da Administração.
Tópicos para Discussão:
1. Quais as diferenças entre organizações lucrativas e não-lucrativas?
2. Dê exemplos de organizações lucrativas.
3. Dê exemplos de organizações não lucrativas.
4. O que significa uma ONG (organização nãogovernamental)?
5. Quais as especializações da Administração?
6. O que faz o administrador?
7. Qual a utilidade do princípio da indeterminação de Heisenberg na Administração?
8. Quais as habilidades necessárias para o administrador?
9. Quais as habilidades que a TGA procura desenvolver no administrador?
10. Para que finalidade?
Capítulo 1 A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Pesquisa:
·O que faz o administrador dentro das organizações?
· Quais os papéis do administrador?
· Quais os significados da palavra Administração?
· Para onde vai a Administração?
· Quais as novas oportunidades da Administração? Nos esportes (Lei Pelé), hospitais, turismo, agribusiness, organizações virtuais, e-commerce, e-banking, e-business, etc.
Casos:
O Nascimento de uma Organização 1
Emapenas sete meses foi criada a mais nova e ousada companhia aérea do país. Na inauguração feita no aeroporto de Brasília, uma fila se esticava na pista, subia pela escada de passageiros, entrava pela porta da frente do avião, atravessava o aparelho e saía pela porta de trás. Cerca de 500 pessoas percorriam o interior do Boeing. Na frente do cortejo ia o cardeal-arcebispo de Brasília, abençoando atudo e seguido pelo sorridente empresário Constantino de Oliveira – seu Nenê – o dono do Grupo Áurea, do avião e da festa. Radiante, o dono da maior frota de ônibus da América Latina e da Gol Transportes Aéreos, agradecia os cumprimentos e explicava: “Estou há 52 anos no transporte de passageiros. Foi Deus quem me ajudou a chegar, com toda a humildade, ao avião”.
Não se pode subestimar a entradado “rei da catraca” no sofisticado mundo da aviação. Além do colchão de liquidez de 1 bilhão de reais por ano, faturado com a venda diária de passagens dos 6.000 ônibus de suas 37 empresas, seu Nenê nada tem de criança. “Falei para o Júnior: vamos fazer uma companhia só com aviões novos, pois de velho já chega eu”. Seu Nenê deixou a idéia amadurecer mineiramente, durante trinta anos, até chegar ahora. Comprou um jatinho SkyLane e passou a prestar atenção na aviação. “Hoje eu posso dizer que entendo de avião. A Gol vai oferecer a tarifa mais baixa do mercado. Vamos evitar entrar no vermelho. E vamos ficar com preços à altura do povo brasileiro”.
Nenê criou a primeira companhia aérea regular do Brasil inspirada no modelo low cost, low fare (custo baixo, preço baixo), consagrado porempresas como as americanas Southwest Airlines e JetBlue, a inglesa EasyJet, e a irlandesa Ryanair. A frota de aviões, o serviço e a estrutura de administração foram simplificados para operar com custo mínimo. A companhia oferece vôos diários ligando São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre com passagens 50% mais baratas do que a concorrência. O serviço de bordoresume-se a refrigerantes, amendoins e barras de cereais. A Gol opera com jatos Boeing 737-700 novos, com menos de um ano de vôo. Sua maior virtude é controlar custos, graças ao aprendizado com o transporte de ônibus, diz o seu presidente, Constantino de Oliveira Júnior, 32 anos.
Nos sete meses anteriores, o sexto do sete filhos de seu Nenê trabalhou como louco para erguer a Gol. Ex-piloto de...
tracking img