sdsacd

1346 palavras 6 páginas
FACULDADE CAMPO REAL

PROJETO
DE PESQUISA

LUCAS

PROJETO
DE PESQUISA

PROJETO DE PESQUISA SOBRE AGRESSIVIDADE EM SALA DE AULA

Justificativa

Algumas crianças atualmente costumam apresentar comportamentos agressivos na escola. Berger cita vários tipos e maneiras de manifestar a agressão. Pode ser ela Relacional ou Física. A relacional é aquela que é mais comum em meninas, que é a verbal, se dá através de palavrões e ofensas verbais. Já a física é o ato de bater em alguém, beliscar, ou machucar fisicamente. Esta se divide em três faces: instrumental, reativa e ameaçadora.
Nessa pesquisa serão analisados ambos os tipos de agressão, e comparados com o que os autores dizem em teoria.

Objetivo Geral

Observar o comportamento agressivo de um aluno de 11 a 13 anos durante aulas de diferentes professores, e comparar os resultados aos dados apresentados pelos autores pesquisados.

Objetivos Específicos

Observar o comportamento de bater nos colegas;
Perceber o uso de palavrões e ofensas durante a aula;
Observar o ato de empurrar os colegas ou as pessoas.

Metodologia

O tema proposto será estudado através de:
Pesquisas bibliográficas;
Elaboração do projeto;
Apresentação do projeto;
Pesquisa em campo;
Conclusão com base nos resultados.

Referencial Teórico

Toda criança manifesta pelo menos um pouco de agressão, mas a forma e a freqüência da agressão mudam com o passar dos anos da infância. Quando as crianças de 2 ou 3 anos estão zangadas ou frustradas, é mais provável que atirem algo ou batam umas nas outras. Com tudo na medida que suas habilidades verbais melhoram, existe uma diminuição dessas agressões físicas e um aumento da agressão verbal, como os insultos e palavras vulgares. No ensino fundamental e na adolescência a agressão física passa a ser mais rápido e a criança aprende regras

Relacionados