Sdsaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Práticas Educacionais e Currículo
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Kelvis Nascimento
Mônica Fernandes
Teresa Cristinni Cabral

Organização para a produção de videoaulas

Para contratar o setor de audiovisual para gravação é necessário realizar o agendamento pelo e-mail videoaulas@sedis.ufrn.br,devendo ser feito no mínimo 30 dias antes da data em que o material será disponibilizado para os alunos, visto que tem que se ter um período necessário para a pré-produção, produção e finalização deste material.

É importante formatar a videoaula da seguinte maneira; a apresentação da disciplina e do professor deve ser realizada de 5 a 7 minutos, para a apresentação pontual de um conteúdo, tema ouconceito se faz necessário aproximadamente 15 minutos e, por fim, no desenvolvimento de um conteúdo mais extenso é preciso mais ou menos de 30 a 45 minutos. Organizando, ainda, data e hora da gravação e estabelecer o local, se será esterno, no laboratório e/ou estúdio.

Planejando a gravação do vídeo é preciso a elaboração de material para a preparação de um roteiro que deve ser seguido pelaequipe, sendo um resumo apresentando a síntese do conteúdo a ser trabalhado em tópicos e subtopicos para a apresentação do conteúdo, definição aproximada de um tempo para a abordagem de cada um dos tópicos no vídeo, e especificação e envio de todo o material de ilustração que deverá ser utilizado, podendo ser objetos, ilustrações, animações, vídeos e assim por diante. Para que este material estejapronto, pede-se uma semana, para o uso de equipamentos ou instrumentos de auxílio ao professor no decorrer da gravação é preciso que se liste e que se apresente antecipadamente ao dia da gravação.

No dia da gravação se faz necessário chegar ao local 30 minutos antes do inicio da gravação para que se oriente a equipe e um treino rápido. Com relação a poupa a ser utilizada é melhor usar as que vocêusa cotidianamente, visto que estas lhe identificam, evitando vestimentas que sejam listradas e ainda, não se recomenda brancos lisos, pretos puros (sem detalhes) ou roupas de cores vibrantes.

A importância de um projeto gráfico em materiais didáticos de EaD

De acordo com a designer Ivana Lima o conceito que será abordado em um material didático vai depender da estruturapedagógica e também do público alvo, já o conteúdo de CAD disciplina atenderá a uma dinâmica do designer instrucional. Sobre a organização do conteúdo e estrutura esta tem que estar de acordo com um projeto gráfico. No tocante a materialização do material impresso este tem que atender ao projeto gráfico e manter os padrões que foram solicitados.
Para iniciar qualquer projetográfico, o designer faz uso de perguntas que para ele são fundamentais antes da elaboração do material, que elas: Qual material vai ser produzido, por que elaborar tal material, onde, ou seja, qual público vai receber esse material e quem irá ler sobre esse assunto.
Outra função do projeto gráfico é perceber quais escolhas devem ser feitas quanto a dimensão do livro irá ter, o tipo dopapel, as margens que esse material vai possuir, a grade, a família tipográfica o essa influi diretamente na qualidade da leitura, pois ‘nem tudo que é legível é necessariamente fácil de ler’, a área de texto, as hierarquias do texto, a cor que vai representar uma intenção comunicativa e uso das imagens também tem que estar condizentes com o propósito do material.
Quanto alegibilidade, esta relacionada as escolhas de quem projetou o tipo, a forma das letras e a capacidade do leitor em distinguir umas das outras sem causar perda na compreensão do que está sendo lido, a legibilidade nada mais é que a forma da letra. Já a leiturabilidade tem a ver com o grau de harmonia da escolha do tipo, o cumprimento que a linha do texto, o espaçamento entre as letras, entre as linhas e o...
tracking img