sdnfsfnurenvjtr

1352 palavras 6 páginas
ESPECTROSCOPIA UV-VISÍVEL
Objetivo: Obter os espectros do -caroteno e da clorofila separados do extrato de espinafre no Experimento 3.
Introdução: O efeito da interação da radiação eletromagnética com a matéria é um dos meios mais poderosos para obter-se informações sobre a estrutura microscópica da matéria. Estes efeitos normalmente estão longe de serem simples e uma análise mais profunda da natureza desta interação depende do conhecimento de fundamentos provenientes da mecânica quântica. Entretanto, alguns aspectos semi-quantitativos também permitem o uso deste tipo de ferramenta no dia a dia, em trabalhos envolvendo a análise e a identificação de substâncias. Quando modificações de estrutura são provocadas pela ação da luz, deve ocorrer previamente um processo de absorção da luz. A absorção da luz – ultravioleta ou visível – por uma molécula é, geralmente, o resultado de uma transição eletrônica, e pode ser estudada pela espectroscopia eletrônica.
Quando uma molécula é irradiada com luz ultravioleta ou visível pode ocorrer uma transição eletrônica, durante a qual a molécula absorve um quantum de energia e um dos elétrons é excitado do orbital que ocupa no estado fundamental a outro orbital de maior energia.
A luz é a radiação à qual o olho humano é sensível. Em comprimentos de onda diferentes, a radiação dá origem às diferentes cores. A mistura destes comprimentos de onda constitui a luz branca, que cobre o chamado espectro visível, entre 400 e 760 nm. A tabela 1 lista as faixas aproximadas dos comprimentos de onda das cores.
Tabela 1: Comprimentos de onda aproximados das cores.
Ultravioleta

Violeta

Azul

Verde

Amarelo

Laranja

Vermelho

< 400

400-450 450-500 500-570 570-590 590-630 620-760

Infravermelho

>760

A percepção visual da cor depende da absorção seletiva de certos comprimentos de onda da luz incidente pelo objeto colorido. Os demais comprimentos de onda são refletidos ou transmitidos de acordo

Relacionados