Sdjkfds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde os primórdios que os estudiosos da educação infantil enfatizam a importância do jogo como elemento fulcral para o desenvolvimento psicológico da criança. A palavra jogo é de origem latina, jocu, que significa ‘desenvolvimento’ e também pode-se considerar a “atribuição de responsabilidades a uma pessoa que, por sua vez as atribui a outra” (Costa & Sampaio e Melo). Também pode expressaruma brincadeira, um divertimento ou um passatempo. Há várias definições de diferentes autores, bem como: “O jogo é um exercício de preparação para a vida séria” (Gross, 1974 Apud Andrade, 2003). “O jogo é a estrada real para a compreensão dos esforços do ego infantil para chegar a uma síntese” (Freud Apud Erikson, 1971 Apud Andrade, 2003); O jogo “é uma pura assimilação que consiste em modificar ainformação de entrada de acordo com as exigências do indivíduo” (Piaget Apud Millar, 1972 Apud Andrade, 2003); “O jogo da criança é a forma infantil da capacidade humana para manejar a experiência criando situações-modelo e para dominar a realidade por meio da experimentação e do planejamento” (Erikson, 1971 Apud Andrade, 2003). Perante estas definições, não há dúvida da importância do jogo, sendoos jogos valiosos porque despertam o interesse e o desempenho dos participantes.
O jogo tem um papel muito importante nas áreas de estimulação da pré-escola e é uma das formas mais naturais que a criança tem para entrar em contacto com a realidade, por isso o jogo simbólico tem um papel especial. O jogo é uma característica do comportamento infantil e a criança, porque dedica uma grande parte deseu tempo a este. O jogo é, por excelência, integrador, tem sempre um carácter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, e à medida que vai jogando, a criança vai-se conhecendo melhor, construindo interiormente o seu mundo. Esta actividade é um dos meios mais propícios à construção do conhecimento. Para exercê-la a criança utiliza o equipamento sensório motor, pois ocorpo é accionado e o pensamento também, e enquanto é confrontada para desenvolver habilidades operatórias que envolvam por exemplo, a identificação, observação, comparação, análise, síntese e generalização, ela vai conhecendo as possibilidades e desenvolvendo cada vez mais a autoconfiança. É fundamental, no jogo, que a criança descubra por si mesma, e para isso o professor deverá oferecersituações de desafio que motivem diferentes respostas, estimulando a criatividade e a descoberta (Zacharias, s. d.).
Segundo Piaget Apud Sprinthall & Collins (1994), “o jogo é uma pura assimilação que consiste em modificar a informação de entrada de acordo com as exigências do indivíduo”.
Em experiências, quando as actividades são direccionadas para o lúdico, percebe-se que as crianças demonstram ummaior envolvimento, criatividade e até mesmo dão sugestões de jogos no final das aulas, inclusive demonstram não querer parar com as actividades com base nas observações que surgem no âmbito da minha formação inicial. Assim, os jogos devem fazer parte do planeamento das aulas para enriquecer as mesmas. Em relação a alguns alunos mais indisciplinados, que antes se mostravam mais distantes dogrupo, tornam-se mais participativos nas aulas.
Para Medeiros et al. (s. d.), o jogo é encontrado em todas as actividades humanas e pode ser analisado numa perspectiva cultural, está inserido nos costumes dos diferentes povos do planeta. Conforme as diferentes manifestações culturais, os jogos apresentam expressões e características próprias (na linguagem, no conhecimento, na arte, na poesia...). Podeser mais antigo que a própria cultura pois esta, vem antes e determina a formação das sociedades humanas. A formação cultural tem um carácter lúdico e o conceito de jogo deve estar integrado no conceito de cultura. Os animais também realizam actividades lúdicas, independentes da acção do homem, podendo determinar a dimensão natural que o jogo ocupa. Diante do exposto o jogo é um fenómeno...
tracking img