Sdghjh,

656 palavras 3 páginas
- Cotidiano e conhecimento científico

Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano [ conhecimento cotidiano ]. Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos.

Exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico: O atravessar da rua com os carros em movimento. O tempo em que o café ficará quente na garrafa.

- Senso comum

É todo aquele conhecimento acumulado durante uma vida. É o conhecimento empírico que é passado de geração a geração.

Exemplo: chá de boldo.

- Visão de mundo

A visão de mundo é produzida pelo senso comum e este, mesmo com sua forma precária - que é a forma da visão de mundo - , faz parte do conhecimento humano. A visão de mundo é determinada pelo lugar onde o sujeito está inserido na sociedade, pela sua posição histórica-social-ideológica.

- Apropriação da Psicologia pelo senso comum

Há muitos conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Podemos citar como exemplo de apropriação: 'rapaz complexado; 'menina histérica'; 'ficar neurótico'. Mesmo sem sabermos definir cientificamente os termos citados, não deixamos de ser entendidos, pois estas palavras já tem seu significado no 'senso comum'.

- Domínios do conhecimento humano

Arte, religião, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.

A arte abrange toda a sensibilidade do homem impressa no mundo através das artes plásticas, seja pintura, desenho, literatura, música, etc...

A religião abrange o conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípios morais.

A filosofia preocupa-se com a origem e o significado da existência humana.

A ciência compõe-se do conjunto de conhecimento sobre os fatos, os aspectos da realidade [objeto de estudo da ciência ] e é expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.

O senso comum abrange o conhecimento

Relacionados