sdggre

6068 palavras 25 páginas
Capítulo 2
Ciência, Tecnologia e Arte

Habilidades

Neste capítulo, com a preocupação de ser competente no ato de produzir cientificamente, você terá a oportunidade de desenvolver habilidades sobre como argumentar e demonstrar ideias ou refletir criticamente os estudos sobre o conhecimento científico, por meio de sua definição, características, perspectiva histórica e, principalmente, da relação com a tecnologia e a arte.

Secões de estudo

Seção 1: Uma definição de ciência
Seção 2: Ciência, tecnologia e arte
Seção 3: Classificação das ciências
Seção 4: A perspectiva histórica da ciência

25

teoria_do_conhecimento.indb 25

09/01/13 17:22

Capítulo 2

Seção 1
Uma definição de ciência
A ciência está relacionada diretamente às necessidades humanas do nosso cotidiano, como alimentação, vestuário, saúde, moradia, transporte, entre outros.
O conhecimento científico está por trás do remédio que tomamos, da orientação médica que recebemos, da roupa que vestimos. A ciência, na época em que vivemos, tornou-se um bem cultural. Por isso, é muito difícil imaginarmos nossa vida sem a presença dela.
O significado etimológico da palavra ciência vem do latim (scientia) e significa saber, conhecer, arte, habilidade. Apesar de a palavra ciência remontar à Antiguidade, é somente no século XVII que surge como um conhecimento racional, sistemático, experimental, exato e verificável.
Trujillo Ferrari (1973, p. 3) destaca cinco funções básicas das ciências, que são:
a. aumento e melhoria do conhecimento;
b. descoberta de novos fatos e fenômenos;
c. aproveitamento espiritual;
d. aproveitamento material do conhecimento;
e. estabelecimento de certo tipo de controle sobre a natureza.
Se não há unanimidade na definição de ciência, por conta de fatores culturais, históricos, filosóficos ou ideológicos, há, por outro lado, características que são unânimes em praticamente todas as tentativas de definição desse tipo de conhecimento. Com

Relacionados