sdfwf

533 palavras 3 páginas
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Considerando as condições de governo atual, a escolha seria a continuação do presidencialismo, pois ainda é o único modo direto que o povo participa da escolha do melhor governante para o nosso país através das eleições populares.
Este presidente será responsável pela escolha dos ministros, onde estes são escolhidos pela confiança do presidente da republica, atuando no poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia própria.
O poder executivo presidencialista é composto e dirigido por uma só pessoa, o presidente da republica, tendo em vista que não há dupla autoridade, e também durante o seu mandato não pode ser demitido por votação parlamentar. Já no parlamentarismo o parlamentarista é eleito pelo voto parlamentar, e não por votação popular, então o chefe de governo é eleito se houver uma “apreciação” ou “simpatia” pelo parlamento, assim o Poder Executivo, é entregue ao Parlamento onde este escolhe o Gabinete que vai governar, se ele não agradar mais o parlamento pode ser demitido pelos seus pares.
O parlamentarismo pode ser descrito como mais flexível, pois o chefe de governo pode ser mudado a qualquer momento, diferente do presidencialismo que necessita de muito mais tempo e motivos para tal mudança. Mas, existem jogadas politicas para que estes chefes do parlamentarismo se mantenham no governo. O primeiro ministro pode dissolver o Congresso na hora que desejar. Quando está bem nas pesquisas, pode convocar eleições. Com isto, há chefes de governo que se eternizam. Sem falar que mudanças na chefia de governo nem sempre traduzem mudanças de fundo, pois não é de se estranhar que grande parte dos defensores do parlamentarismo seja composta dos mesmos políticos que resistem a estabelecer uma Câmara Federal com representatividade

Relacionados