Sdfsdfdsfd

694 palavras 3 páginas
Status Posicional
Quando determinados aspectos caractrizam o indivíduo como representante de determinado grupo ou classe social, sendo portador de certo prestígio.
É o status atribuído ao indivíduo em relação aos outros.

O pai em relação ao filho.
O rico em relação ao pobre.
O professor em relação ao aluno.

Status Pessoal
Quando determinado médico, por exemplo, possui atributos não característicos do grupo, obtendo status social diferente.

Um professor doutor em relação a um professor do primário.
Um professor ao mesmo tempo músico, outro exemplo.
O Coquinho, primeiramente graduado como médico, é conhecido em Natal como professor.

Princípios que regem as relações dos indivíduos e grupos

Competitividade - Os indivíduos geralmente lutam por um status mais elevado, ou para manter o que já possuem.

Lei da oferta e da procura – Conflito mais intenso - Como a procura pelo status é universal, há mais pretendentes do que vagas para o preenchimento dos status, então o conflito entre os indivíduos torna-se mais intenso.
OBS: Como existem mais advogados do que o mercado precisa, muitos diplomados precisam recorrer à concursos de Gari, por exemplo. E os que se atrevem a seguir carreira jurídica, precisam se especializar ao máximo, visto o número de profissionais cada vez mais crescente.

Hierarquia de Status: No sistema de classes abertas, a possibilidade de mobilidade (passagem de um status inferior para um mais elevado ou o contrário) é muito maior, por isso existe uma rivalidade entre indivíduos e grupos que ocupam status próximos, já que os que estão por cima querem, ao menos, continuar na mesma situação; já os que estão por baixo, querem subir.
Ex: Em casos de sistemas fechados, como na Índia (Sistema de Castas), um determinado membro de uma casta só poderá desempenhar as funções que pertencem a sua classe. Assim, já nascem predestinados a seguir uma das profissões estipuladas antes de seu nascimento. Já no sistema mais aberto, um operador

Relacionados