sdfghjklokjhgfd

287 palavras 2 páginas
Metonímia
A palavra assume outro sentido que não o literal ou denotativo, por meio de uma associação de sentidos tem como base a contiguidade (e não a similaridade) entre os elementos. Ou seja, é uma analogia por sentidos próximos, relativos. Veja os exemplos:

CATACRESE
É o emprego de palavras fora do seu significado real; entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que estão sendo empregadas em sentido figurado

Personificação ou prosopopeia é uma figura de linguagem que constitui a ação de conferir a artefatos desprovidos de energia vital ou aos animais emoções ou atos inerentes ao Homem. Isso envolve conceder um afeto, por exemplo, a algo que jamais poderá expressar um sentimento, porém esse ser terá condições de indicar uma dada emotividade a um humano.

Paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser averdade ou o contrário a uma opinião admitida como válida. Um paradoxo consiste em uma ideia incrível, contrária do que se espera. Também pode representar aausência de nexo ou lógica.

Sinestesia é outro tipo de metáfora. Consiste em aproximar, na mesma expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos dos sentidos. Como na metáfora, trata-se de relacionar elementos de universos diferentes.

Antonomásia: é a substituição de um nome por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique.
A antonomásia é uma variante metonímia, que consiste na substituição de um nome por outro que com ele seja afim semanticamente.
Quando a referência é a nomes próprios, convém que todos os elementos que constituem a anotnomásia estejam gravados com inicial maiúsculas, com exeção dos vocábulos átonos.

Relacionados