Sdfas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Descreva, sucintamente, a evolução da teoria atômica, desde Dalton até o átomo moderno, dizendo como as partículas sub-atômicas (elétron, próton e nêutron) foram descobertas, como os elétrons se comportam na eletrosfera, e quais são as evidências experimentais para a quantização da energia do elétron.
2. O elemento Hidrogênio tem 3 isótopos. Dê o nome e o símbolo de cada um deles, aabundância natural, e a massa atômica.
3. A tabela periódica agrupa elementos com propriedades físico-químicas semelhantes. Encontre semelhanças entre os elementos do Grupo IA e também entre os elementos do Grupo VIIA.
4. Como é a distribuição eletrônica genérica para a última camada dos elementos dos Grupos IA, IIA, IIA, IVA, VA, VIA, VIIA e VIIIA?
5. No início do século XIX, com adescoberta e o isolamento de diversos elementos químicos, tornou-se necessário classificá-los racionalmente, para a realização de estudos sistemáticos. Muitas contribuições foram somadas até se chegar a atual tabela periódica dos elementos químicos.
Em relação à classificação periódica atual, responda:
a) Como os elementos são listados , seqüencialmente, na tabela periódica?
b) Em quaisfamílias da tabela periódica podem ser encontradas: um halogênio, um metal alcalino, um metal alcalino terroso, um calcogênio e um gás nobre?
6. Considere os elementos 14Si, 9F, 32Ge, 17Cl e 16S. Quais apresentam maior similaridade em suas propriedades? Por quê? Quais estão no mesmo período? Faça a distribuição eletrônica deles e diga os números quânticos.
7. . subnível mais energético doátomo de um elemento no estado fundamental é 5p4. Portanto , o seu número atômico e sua posição na tabela periódica será:
8. .Determine o número atômico Z e o número de massa A do gás nobre pertencente ao 4º período da tabela periódica, sabendo que o mesmo apresenta 47 nêutrons.
9. Um átomo apresenta normalmente 2 elétrons na primeira camada, 8 elétrons na Segunda, 18 elétrons na terceiracamada e 7 na Quarta camada. A família e o período em que se encontra esse elemento são,
10. Um átomo do elemento E, genérico, apresenta o elétron mais energético no subnível 4p5. A)A que período e família do sistema periódico pertence o elemento E? B)Qual o número atômico dos elementos que antecedem e sucedem o elemento E na mesma família do sistema periódico?
11. . Um átomo X estalocalizado na família dos alcalinos terrosos e no 6º período da tabela periódica. Pede-se o número de nêutrons de X.
12. Com relação à classificação periódica dos elementos, pode-se afirmar que o Hidrogênio é
13. Nos garimpos utiliza-se mercúrio para separar o ouro das impurezas. Quando o mercúrio entra em contato com a água dos rios, causa uma série de contaminação: é absorvido pormicroorganismos, que são ingeridos pelos peixes pequenos, os quais são devorados pelos peixes grandes usados na alimentação humana. Podemos prever com auxílio da tabela, que um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio são:
14. O subnível mais energético do átomo de um elemento é o 4p3. Qual o número atômico, a família e o período que pertence este elemento?
15. Forneça o número dafamília e do período ocupado pelos elementos químicos abaixo, conhecendo seu número atômico. Indique também se o elemento é representativo, de transição ou de transição interna. A)Elemento de Z=15; B)Elemento de Z=38; C)Elemento de Z=41
16. Forneça o número atômico e o subnível mais energético dos elementos químicos abaixo. Indique também se o elemento é representativo, de transição ou detransição interna.: A)Família 1, 4º período; B) Família 8, 4º período; C) Família 13, 3º período
17. Qual é o número atômico do elemento químico do 5º período da classificação periódica e que apresenta subnível mais energético s2?
18. A distribuição eletrônica do átomo de um elemento representativo é 2 – 8 – 18 – 18 – 5. A que período e família ele pertence?
19. Dada a localização...
tracking img