sdddaddds

1292 palavras 6 páginas
ATIVIDADE (pág.117/118)
UNIDADE 2 • capítulo 3
ATIVIDADE 1
I
1. O que é a retórica?
A retórica é a arte de falar e de argumentar de modo a persuadir. É a arte da persuasão mediante o discurso (retórica – retoriké – associa-se aos termos retor – orador – e retoreia – discurso público).

2. O que é persuadir?
Persuadir é obter a adesão do auditório – «o conjunto daqueles que o orador quer influenciar mediante o seu discurso» – a certas ideias ou pontos de vista. Etimologicamente, vem de persuadere, «per + suadere». O prefixo «per» significa de modo completo suadere = aconselhar (não impor).

3. O que entende Aristóteles por retórica?
Mais do que a arte de persuadir ou de bem falar, Aristóteles entende por retórica a disciplina que estuda os meios adequados para persuadir conforme o contexto em que se exerce a influência do discurso. É «a capacidade de descobrir o que é adequado a cada caso com o fim de persuadir» (Aristóteles, Retórica I, 1355b). A retórica é arte de determinar para cada questão o que é mais capaz de persuadir).

4. Qual é o domínio de atuação da retórica?
O campo da argumentação retórica é o verosímil, o provável, o controverso e o discutível e não o necessariamente verdadeiro. A Retórica pretende descobrir os meios que, relativamente a qualquer argumento, podem persuadir um dado auditório. Procura fazer aceitar teses prováveis, que podem ser controversas, verosímeis ou convincentes).

5. Qual é o domínio de atuação da retórica?
«As provas de persuasão fornecidas pelo discurso são de três espécies: umas residem no caráter moral do orador, outras no modo como se dispõe o ouvinte; e outras, no próprio discurso, pelo que este demonstra ou parece demonstrar».
Aristóteles, Retórica, Lisboa, INCM, 1998, p. 49 (adaptado).

O texto refere-se a três estratégias ou meios de persuasão: o ethos, o pathos e o logos.

5.1. O que entende Aristóteles por ethos?
O ethos é uma «prova» ou dispositivo retórico baseada no caráter do orador. O

Relacionados