Sddasdssxd

632 palavras 3 páginas
Biologia e Geologia
Ficha de Trabalho nr. 2

1

Experiências com vírus - Alfred Hershey e Marta Chase
Os vírus são agentes infecciosos, potencialmente capazes de provocar doenças. Vivem e multiplicam-se exclusivamente no interior de células que parasitam, sendo por isso considerados parasitas intracelulares. Basicamente são constituídos por uma cápsula de natureza proteica que envolve uma molécula de ácido nucleico, que pode ser o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ácido ribonucleico (RNA). A forma da cápsula é variável: helicoidal, esférica, cúbica, etc.
Alguns vírus parasitam bactérias. Dizem-se bacteriófagos ou simplesmente fagos. Um dos bacteriófagos mais estudados é o vírus T2, formado por uma cabeça de secção aproximadamente hexagonal que encerra uma molécula de DNA, e uma cauda provida de fibras que fixam o vírus à bactéria infectada.
Em 1952 Alfred Hershey e Marta Chase, perante a simplicidade química dos vírus, resolveram usá-los para determinar a natureza da substância responsável pela transmissão das suas características à descendência. Como o vírus T2 é facilmente cultivado no laboratório em culturas de bactérias E. Coli, foi este o vírus escolhido para as suas experiências. - Seria o DNA ou a proteína a substância responsável pela transmissão das características à descendência? Sabia-se que: O fósforo está geralmente ausente nas proteínas e está sempre presente nos ácidos nucleicos. Com o enxofre acontece o contrário, ou seja, está ausente nos ácidos nucleicos e presente nas proteínas.
Actividade Experimental – Qual dos componentes virais (DNA ou proteínas) armazena a informação genética?
 Todas as proteínas possuem enxofre (S), que não existe no DNA.
 Os nudeótidos de DNA possuem fósforo (P) na sua constituição, um elemento ausente nos aminoácidos que constituem as proteínas.
 Hershey e Chase cultivaram o bacteriófago T2 em duas culturas de bactérias: uma com 32P e outra com 35S, dois isótopos radioactivos.

Relacionados