sddasasdad

2703 palavras 11 páginas
O mundo saído de guerra:

1-O mundo Bipolar:
-Com o fim da 2ºGuerra mundial, os EUA e a URSS, que tinham sido aliados durante o conflito, saíram das conferencias de Ialta e de Potsdam com posições diferentes no plano internacional, passando a funcionar como dois blocos antagónicos.
-Com ideologias e interesses divergentes, estas duas superpotências procuram influenciar e dominar territórios .

2-O nascimento da Guerra Fria:
A rivalidade entre EUA e URSS irá originar o período da Guerra Fria (1947 a 1991). Esta guerra foi uma guerra de palavras, acusações e ameaças constantes entre as duas potências mundiais. O mundo temeu uma nova guerra com recurso à bomba de hidrogénio.

3-A oposição dos EUA:
Com o objectivo de travar o avanço do Comunismo na Europa Ocidental (uma vez que este já tinha influenciado muitos países da Europa de Leste), os EUA resolvem actuar com um plano de ajuda económica aos países da Europa Ocidental, para que estes se recuperassem e se comprometessem a não adoptar sistemas comunistas nos seus territórios. Esse plano foi o PLANO MARSHALL.

4-Plano Marshall versus Comecon:
Em resposta ao plano Marshall dos americanos, os russos vão criar um conselho de ajuda económica da URSS aos países da Europa de Leste, comunistas. O objectivo era travar o avanço das democracias nestes países. Esse plano foi o COMECON e contemplou países como a Polónia, Checoslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia, Jugoslávia e RDA.

5-A tensão entre os Blocos:

Todos estes acontecimentos aumentaram a rivalidades entre os EUA e a URSS. Ambos estavam conscientes do armamento que o inimigo possuía e da possibilidade de vir a ser desencadeada uma GUERRA NUCLEAR.

6-A Organização Militar dos Blocos :

Os dois blocos vão organizar Alianças Militares, os EUA criaram em 1949 a NATO (OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte), que envolve países da Europa Ocidental e pretende combater o comunismo (Reino Unido, França,

Relacionados