sdasdasdad

1861 palavras 8 páginas
Introdução

Segundo alguns autores, as mudanças no habito na vida dos brasileiros, junto a industrialização, uma vida agitada, trabalho excessivo, e hábitos de vida incorretos vem trazendo grandes agravos a saúde desta população iremos então focar em uma das doenças cardiovasculares muito destacadas o colesterol, a prevalência do colesterol vem aumentando a cada dia, em crianças, jovens, adultos e idosos. Os autores também relatam sobre as vantagens do controle e os fatores de risco.
As doenças cardiovasculares (DCV) lideram as causas de morte em países desenvolvidos, sendo responsáveis por milhares de mortes a cada ano. No Brasil, essas doenças determinam um terço das mortes e é a principal causa de gasto com assistência médica, acarretando por isso um aumento substancial nas despesas do orçamento de saúde. (MINISTÉRIO DA SAÚDE , 2011)
Um dos principais fatores de risco para DCV é a hipercolesterolêmia. Estudos epidemiológicos mostram que elevadas concentrações de colesterol total (CT) aumentam a probabilidade do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo potencializadas no decorrer da vida pela obesidade e por uma série de outros fatores, como tabagismo, hipertensão arterial, hábitos alimentares, histórico familiar e sedentarismo. ( BARROS , VICTORA , 2005 )
Evidências de estudos indicam que a deposição de gordura nas paredes das artérias inicia na infância e é mais provável com maiores níveis de colesterol no sangue. Porém, raramente conduz a resultados adversos na saúde infantil, mas seus efeitos de longo prazo podem ser consideráveis, já que alterações do metabolismo lipídico, presentes na infância e adolescência, tendem a persistir na idade adulta, colaborando para o desenvolvimento de DCV.( ROMALTINI , ISSLER , CARDOSO , FORTI , 2004 )
Evidências de uma série de estudos mostram uma elevada prevalência de hipercolesterolêmica em crianças e adolescentes. Considerando que as DCV se desenvolvem de forma lenta e progressiva, começando a atuar

Relacionados