Sdasda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alan Turing
Ele foi pioneiro na teoria dos computadores e podemos considerá-lo o pai do computador contemporâneo. Se isso não bastasse, Alan Turing foi ainda o homem que decifrou o código Enigma, usado pelos alemães na Segunda Guerra Mundial, contribuindo para a virada e a vitória dos aliados.
 
Seu brilhante trabalho teórico com os primeiros computadores britânicos só foi reconhecido após apublicação de sua biografia por Andrew Hodges nos anos 80. A partir dela foi possível saber por que Turing, um sujeito excêntrico e um gênio da matemática, tornaram-se a principal figura na história do computador. Apesar de sua fundamental contribuição, ele foi totalmente esquecido após sua morte prematura, talvez pelo preconceito em relação a sua homossexualidade.

Fatos da pré-história doscomputadores * Podemos dizer que o primeiro computador foi o ábaco. Em 4.000 a.C., esse primitivo método de cálculo era usado na China e no Oriente Próximo. * Restos de uma surpreendente máquina de calcular astronômica, de autoria desconhecida, foram encontrados num antigo navio grego naufragado no século 1 a.C. Nela, uma manivela que movia rodas dentadas acionava indicadores que mostravam aposição do Sol e dos planetas no zodíaco. * A primeira verdadeira máquina de calcular mecânica foi produzida em 1623 por William Schickard, professor de hebraico da Universidade de Tübingen e amigo do astrônomo Johannes Kepler. Com ela, os astrônomos podiam calcular as posições futuras do Sol, da Lua e dos planetas. * Alguns anos depois, William Oughtred criou a primeira régua de cálculo. * Nomesmo século, o matemático francês Blaise Pascal criou mais de 50 modelos de máquinas de calcular mecânicas. * Ainda nos anos 1700, o filósofo alemão Leibniz produziu uma matemática binária que sinalizava o avanço rumo ao computador digital. * No século 19, Charles Babbage delineou os traços básicos do computador moderno com suas “máquinas de diferenças” que operavam em matemática decimal. *Na mesma época, George Boole introduziu o que é atualmente conhecida como álgebra booliana, em que a lógica pode ser reduzida a uma sequência simples de simbolismo binário. |

Turing chegou, em alguns momentos de sua vida, a ver a si mesmo como uma espécie de computador. Graças ao seu trabalho, antes mesmo do primeiro computador ser desenvolvido já era possível saber quais os limites dessa que éuma das maiores realizações tecnológicas da humanidade. Turing mostrou o que um computador seria capaz de “computar” e que eles poderiam desenvolver sua própria inteligência artificial.  

Alan Turing e a matemática
Alan Turing nasceu em Londres em 23 de junho de 1912 numa família de classe média alta. Ainda bebê foi “abandonado” pelos pais, deixado aos cuidados de um coronel reformado e suaesposa e depois educado em um internato. O pai de Alan estava no Serviço Civil indiano e junto com a mãe voltou para a Índia, na época colônia britânica, no ano seguinte ao nascimento do futuro matemático. Esse distanciamento precoce, que muitos pais ingleses viam como normal, trouxe sequelas para Alan, como uma gagueira acentuada e uma auto-suficiência que se caracterizava pela excentricidade.Quando os pais dele definitivamente retornaram da Índia, optaram por morar na Bretanha (França). Alan aprendeu o francês rapidamente e ingressou numa prestigiosa escola pública em Dorset. Lá descobriu seu profundo interesse pela matemática. E também mostrou seu talento para corridas de longa distância. Por conta própria, estudava assuntos como relatividade e criptografia. Nessa época, conheceuChristopher Morton, estudante que era visto como o melhor matemático do colégio. Os interesses comuns pela matemática criaram uma forte amizade entre eles. Para Turing, no entanto, aquilo era mais do que uma amizade. Ele estava apaixonado por Christopher. Mas Turing não era capaz de admitir e quando Morton, alguns anos depois, morreu em função de uma tuberculose bovina, Turing ficou arrasado....
tracking img