SDANTA CEIA

802 palavras 4 páginas
Tema: SANTACEIA “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos, não é a COMUNHÃO do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a COMUNHÃO o do corpo de Cristo?” I Coríntios 10.16

-O que é a Ceia do Senhor ou Santa Ceia?
A CEIA é uma das experiências mais ricas vividas pelo cristão. Ela é uma expressão concreta do amor de Deus e da experiência de pertencer e ser parte de uma Igreja. É o momento mais importante do culto, por isso a MESA DO SENHOR ocupa o lugar central do altar.
Em Lucas 22.19 Jesus disse: ‘fazei isso em MEMÓRIA DE MIM’. Então a CEIA é um MEMORIAL da morte de Jesus. Um momento em que paramos para reconsiderar o que Jesus fez por nós e confirmar nosso compromisso com Ele.

-Por que precisamos participar da SANTA CEIA?

Leia Mateus 26.26-30 e veja que precisamos cear porque a SANTA CEIA é um momento de:
-v.26: PARTILHA;
-v.27: RENOVAÇÃO DA ALIANÇA;
-v.28: AÇÃO DE GRAÇAS ;
-v.29: ANUNCIAR A VINDA DE JESUS;
-v.30: PREPARAÇÃO PARA SAIR E VENCER O MUNDO;

-Quem deve participar da CEIA DO SENHOR?
O povo judeu celebrava a páscoa todos os anos e para isso sacrificavam um cordeiro que ao derramar o seu sangue representava o perdão dos pecados e a proteção Divina (Êxodo 12.21-23). Contudo a páscoa era algo muito sério e restrito apenas para o povo de Israel e nenhuma pessoa que não fosse judeu poderia participar (Êxodo 12.43-50).
Da mesma forma que a ceia judaica era somente para o povo de Deus, Jesus celebrou a Ceia apenas com seus discípulos (Leia Mateus 26.26) que prepararam a Ceia do jeito que Jesus mandou (Mateus 26.17-19).
Os critérios para participar da Ceia são:
1. SER DISCÍPULO DE JESUS: Aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador (Lucas 22.14);
2. SER BATIZADO: ter compromisso com Deus e com a Igreja (Marcos 16.16);
3. ESTAR EM COMUNHÃO: com Deus, com o próximo e consigo mesmo (Mateus 22.37-39);
4. CONFESSAR OS PECADOS: significa reconhecer nossa necessidade do perdão de Cristo e confirmar nosso compromisso com Ele

Relacionados