Sdadsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adaptações: fanatismo e frustrações.
Discuti essa semana com alguns amigos sobre filmes adaptados, isto é, livros que viram filmes no cinema. Falar sobre adaptações é sempre difícil, principalmentequando não existe uma faculdade para ser crítico, não há “pareceres”, apenas opiniões. Partindo desse pressuposto, que ninguém está certo ou errado, irei iniciar esse post.
Assisti durante minhavida vários filmes adaptados, desde clássicos como Blade Runner e A Lista de Schindler, às novas febres, Senhor dos Anéis e Harry Potter. Fazer filmes sobre histórias aclamadas na literatura, é uma facade dois gumes, por um lado, a quase certeza que o filme irá fazer sucesso, do outro, a insaciável sede dos fãs dos livros de ver na telona, os heróis, as paisagens e o desenrolar da história.Durante muito tempo, eu fui um fã frustrado. Era muito apegado a história fiel contada nos livros, criava em minha mente um bloqueio, um preconceito com as adaptações, e chegava a agressividade comquem discordava do óbvio. Se a obra cinematográfica não me agradava, então ela não estava boa, e importava apenas o meu sistema de valores individuais. Queria impor o meu ponto de vista como se fosse umadisputa entre o bem e o mal, ofendia e agredia quem discordava de mim, afinal de contas, eu estava certo, e todos errados!

A abertura da minha mente não foi um processo fácil, mas enfim eucheguei a uma conclusão, o importante não é seguir fielmente todos os passos dos personagens, ou sequer mostrar todos os personagens, porque alguns (Tom Bombadil que me perdoe) simplesmente não sãorelevantes.
A ideia e o conceito da obra são as chaves-mestra. Como, onde, e por que, são questionamentos paralelos, mas no fim, o importante é entender a obra. Planeta dos Macacos, em suas milhares deversões, sempre mantém os principais questionamentos: “Nós realmente somos melhores que eles? Se eles fossem inteligentes, o que impediria de nos escravizarem?”
Então vamos ser mais pacientes e...
tracking img