Scrum e xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Engenharia de Software
Scrum e Extreme Programming (XP)

Santo André
2011

Introdução
Através desta pesquisa e análise identificamos detalhadamente as características dos processos de gerenciamento de projetos: Scrum e Extreme Programming (XP).
Estes processos são de grande importância para garantir a efetividade na realização de projetos, possibilitando entregas freqüentes defuncionalidade 100% desenvolvidas, redução de riscos, interação entre as equipes e transparência no planejamento e desenvolvimento do trabalho, com o avanço da tecnologia identificou -se uma combinação entre eles, pois devido a melhoria o XP se tornou um grande complemento para o Scrum, facilitando o processo em geral.
Ambos os processos garantem o sucesso na realização do planejamento doprojeto, utilizando etapas que devem ser seguidas para evitar falhas e erros na criação dos projetos.
Com a união dos dois processos obtêm-se ferramentas ágeis, e completas eliminando problemas futuros que possam gerar conflitos.

Scrum

O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. Apesar de a palavra não ser umacrônimo, algumas empresas que implementam o processo a soletram com letras maiúsculas como SCRUM. Isto pode ser devido aos primeiros artigos de Ken Schwaber, que capitalizava SCRUM no título.
Scrum não é um processo prescribente, ou seja, ele não descreve o que fazer em cada situação. Ele é usado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.
Apesar de Scrumter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.
|
História
Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo "The New ProductDevelopment Game" (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). Eles notaram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares (cross-functional) produziram os melhores resultados, e associaram estas equipes altamente eficazes à formação Scrum do Rugby (utilizada para reinício do jogo em certos casos). Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna conceberam, documentaram eimplementaram o Scrum, conforme descrito abaixo, na empresa Easel Corporation em 1993, incorporando os estilos de gerenciamento observados por Takeuchi e Nonaka. Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo.
Scrum junta conceitos de Lean, desenvolvimento iterativo e do estudo de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka.
A funçãoprimária do Scrum é ser utilizado para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como Extreme Programming e outras metodologias de desenvolvimento. Porém, teoricamente pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem trabalhar juntas para atingir um objetivo comum, como iniciar uma escola pequena,projetos de pesquisa científica, ou até mesmo o planejamento de um casamento.

Mesmo que idealizado para ser utilizado em gestão de projetos de desenvolvimento de software ele também pode ser usado para a gerência de equipes de manutenção, ou como uma abordagem para gestão de programas: Scrum de Scrums.
Características
Scrum é um esqueleto de processo que contém grupos de práticas e papéispré-definidos. Os principais papéis são: o ScrumMaster, que mantém os processos (normalmente no lugar de um gerente de projeto). O Proprietário do Produto, ou Product Owner, que representa os stakeholders e o negócio,a Equipe, ou Team, um grupo multifuncional com cerca de 7 pessoas e que fazem a análise, projeto, implementação, teste etc.
Cada sprint é uma iteração que segue um ciclo (PDCA) e entrega...
tracking img