Scriptz e Cenarios

332 palavras 2 páginas
CEULP/ULBRA

Adultos Jovens seus Scripts e Cenários

É nesta fase do desenvolvimento humano de 20 a 40 anos de idade que temos a enganosa impressão de instabilidade, que este período seria do conformismo, sendo destituído de acontecimentos, mas isso é bastante questionável sendo que esse é um período onde mais se procuram tratamentos psicológicos, onde ocorrem as mortes mais violentas.
Neste momento após sair da adolescência o adulto jovem irá realmente se inserir no que chamaríamos de “mundo real”, e assumir responsabilidades, vivenciar intimidades, mas muito se vê jovens adultos que continuam morando com os pais, alguns têm sua independência financeira, mas ainda vivem com os pais por ainda não ter definido sua escolha amorosa, e outros por estarem completando seus estudos ou iniciando sua carreira profissional.
É neste contexto que se levanta o questionamento do porque muitos adultos jovens parecerem viver em “cavernas”, muitas vezes vivendo vidas que não são suas e que não condizem com a realidade. É normal que todos os indivíduos tenham seus personagens internos, mas é através da distancia entre personagem e pessoa é que vai definir uma medida de saúde ou doença mental. A partir deste pressuposto podemos citar a “fantasia” algo bastante comum neste período, sabe-se que as fantasias tem um grande valor para identificação de saúde ou doença mental.
Cada indivíduo tem o que conceituamos como scripts que são apresentados por fatores genéticos e ambientais, dando-se grande importância aos modelos biológicos e psicológicos psicanalíticos, já os cenários (fantasias) são internos, são representações de si mesmo e de objetos, mas estes cenários e scripts estão sempre contracenando com cenários externos que são moveis, e dinâmicos.
Nossas vidas são como scripts escritos inconscientemente no nosso mundo interior. Segundo o escritor Chateaubriand (1768-1848) “Cada pessoa carrega dentro de si um mundo feito de tudo o que viu e amou – e é para este mundo que

Relacionados