Scr - circuitos de disparo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Eletrônica Industrial 
SCR - Circuitos de Disparo 
 
CIRCUITO 1: Neste circuito o angulo de disparo é no máximo 90º, pois a tensão de anodo e a tensão de gate estão em fase. O diodo protege o gatede tensão reversa no semi ciclo negativo. Se  RV aumentar o angulo de disparo aumenta, pois será necessário mais corrente ( portanto mais tensão) para disparar o SCR.

Fig01: Circuito de disparo1CIRCUITO2: No circuito a seguir o capacitor atrasa a tensão de gate em relação à tensão de anodo , permitindo que  o SCR possa disparar além de 90º no semiciclo positivo. No semiciclo negativo O diodoD1 impõe sempre as mesmas condições iniciais no começo de cada semi ciclo positivo.
 
Fig02: Circuito de disparo2
CIRCUITO3: O circuito da Fig3  permite um controle de disparo de quase 0º a quase180º, permitindo um controle da potência de aproximadamente máxima potência a quase zero.

Fig03: Circuito de disparo3
DISPARO POR PULSO
Em algumas aplicações é importante que o angulo de disparonão se altere quando trocamos um SCR por outro (de mesmo nome).Um exemplo é em retificação polifásica controlada, o angulo de disparo deve ser igual em todas  as fases. Devido às diferenças existentesnas características de gate entre SCR’s da mesma  família, se usássemos os circuitos anteriores caso o SCR fosse trocado o angulo de disparo mudaria. A diferença é tanto maior quanto mais lenta for avariação da tensão de gate. A Fig4 mostra  como a velocidade  da tensão (dv/dt ) influencia o angulo de disparo.

Fig4: Influência da velocidade de crescimento da tensão de gate na mudança doangulo de disparo
Podemos notar na Fig4 que o retardo introduzido (t ) quando o disparo é feito por pulso é praticamente nulo, isto é,  caso o pulso tenha amplitude  e duração suficientes ao ser aplicadodispara todos os SCR’s no instante que é aplicado independentemente da amplitude  da tensão de disparo de gate (VGT). As diferenças existentes nas características de gate não influenciam no angulo...
tracking img