Scm supply chain management

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário.

1. O que é SCM?......................................................................................................4
2. Benefícios do SCM..............................................................................................6
3. Exemplos de utilização do SCM.........................................................................7
4. Custos doSCM....................................................................................................9
5. Como é utilizado na empresa...........................................................................11
6. Conclusão e vantagens....................................................................................12
7. ReferênciaBibliográfica...................................................................................13

SCM: O que é?
O SCM surgiu a partir do desenvolvimento da logística e da análise da cadeia de suprimentos como um todo; atuando, contudo, não só na função logística, como também sobre outras funções empresariais - marketing, vendas, finanças, planejamento, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e recursos humanos, dentre outras - e em todas as empresas da adeia. Comisso, como ressalta Scavarda & Hamacher (2000), houve uma mudança introduzida pelo SCM no paradigma competitivo, ao considerar que a competição no mercado ocorre no nível das cadeias de suprimentos e não apenas no nível das unidades de negócios (isoladas), como estabelece o consagrado modelo de competitividade de Porter (1980).
O SCM tem por finalidade, segundo Pereira Filho & Hamacher (2000),unificar as metas das empresas pertencentes a uma cadeia e sincronizar suas atividades em busca de resultados superiores para todos os integrantes da cadeia, tanto em termos econômicos como em termos de satisfação dos clientes. Se considerarmos, ainda, a definição de Wood Jr & Zuffo (1998), segundo a qual o SCM consiste em uma metodologia desenvolvida para alinhar todas as atividades de produção deforma sincronizada, visando reduzir custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usuário final; podemos deduzir que, os resultados superiores citados acima, são obtidos no SCM, em termos econômicos a partir da redução de custos e minimização de ciclos, e em termos de satisfação do cliente, a partir da maximização do valor percebido pelo mesmo.
Para atingir estes resultadossuperiores, o SCM envolve, basicamente, o gerenciamento de três fluxos: o de produtos, o da demanda e o de informações (Scavarda & Hamacher, 2000). De acordo com Pereira Filho & Hamacher (2000), os principais participantes da cadeia de suprimento são os fornecedores, a manufatura, os atacadistas, os varejistas e os consumidores finais. Os citados autores, mostram um modelo da Cadeia de Suprimentos ondeexistem dois fluxos: o de informação e o de materiais. O primeiro flui em todas as direções e auxilia a prestação de serviços aos clientes, oferecendo-lhes, por exemplo, informações sobre os pedidos feitos e cotações de preço. Ele serve também para aperfeiçoar as previsões de demanda, para auxiliar o planejamento da produção e no desenvolvimento de novos produtos, dentre outras possibilidades. Já osegundo fluxo, o de material, tem um escoamento linear que inicia nos fornecedores e termina nos consumidores finais, que puxam a produção dos produtos ao comprá-los, segundo Scavarda & Hamacher (2000), terá sentido contrário apenas no caso de devoluções e reclamações – com o uso do SCM é minimizado, na medida em que a maior sinergia e o gerenciamento do fluxo de informações entre os elos da cadeiafazem com que cada elo e, consequentemente, o consumidor final receba os produtos de acordo com as características, quantidades e prazos desejados por ele. Scavarda & Hamacher (2000) acrescentam ao fluxo de produção (antes chamado de fluxo de materiais) e ao fluxo de informações, o fluxo de demanda, que é o responsável pela transmissão das informações concernentes às características, às...
tracking img