SCIM - Sistema de Controle de Iluminação Microcontrolado

4788 palavras 20 páginas
SISTEMA DE CONTROLE DE ILUMINAÇÃO MICROCONTROLADO – SCIM
Antônio José Hernandes Junior, Fabio Antônio Domingues Gomes, José Soares da Trindade
Engenharia Elétrica, Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP
E-mails: ajhjunior@hotmail.com.br, fadgomes@bol.com.br, zezinhotrin@gmail.com
Resumo Trabalho de implementação de um circuito eletrônico microcontrolado que tem por função o controle de um sistema

de iluminação em ambiente residencial. Baseado em conceitos de automação residencial e luminotécnica, o projeto consiste em aplicar a dimerização de cargas (iluminação) possibilitando criar e configurar cenários em um único ambiente.
Palavras-chave Automação residencial, domótica, luminotécnica, microcontrolador PIC e dimerização.

1. Automação Residencial ou Domótica
1.1.

Conceito

A automação teve seu surgimento ainda nos primórdios da Humanidade, não existe uma data que determine seu início, mas considera-se automatizado, todo e qualquer processo que nos auxilie em tarefas do dia-a-dia, sejam elas comerciais, industriais domésticas ou no campo, como por exemplo, uma roda d’água utilizada para automatizar o processo de moagem, serrarias e trituração de grãos em geral.
Por volta do século XVIII, com a Revolução Industrial, houve o desenvolvimento de uma automação, ainda que mecanizada, mas que podemos dizer ser o inicio dos processos automáticos. A automatização é o processo pelo qual se utilizam dispositivos que atuam de forma autônoma, ou seja, sem a intervenção humana.
Todo processo automatizado, foi desenvolvido pensando primeiramente nas indústrias, pois assim, é possível aumentar a escala de produção, barateando custos, ou seja, o retorno do investimento é mais rápido e notório. O desenvolvimento dos sistemas de automação residencial surge depois de seus similares nas áreas industrial e comercial. Por se tratar de um mercado mais refinado, onde o poder aquisitivo é fundamental para a implantação desses sistemas, e o

Relacionados