Schopenhauer teoria completa por aline saramago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SCHOPENHAUER

Vida:

Arthur Shochopenhauer, filósofo alemão do século XIX, nasceu em 22 de Fevereiro de 1788 numa cidade Prussiana (atual Polônia) e morreu em 21 de setembro de 1860 (72 anos) por pneumonia. Foi filósofo e professor.
Filho de comerciante, que seria sua profissão teve sua educação intelectual negligenciada pela família, que o fizera viajar muito para aprender sobre onegócio. Durante essas viagens, no entanto, escreveu considerações melancólicas e pessimistas sobre a miséria da condição humana.
Em 1805, a família fixou-se em Hamburgo e o obrigou a cursar uma escola comercial. A morte do pai (parece que cometeu suicídio) permitiu-lhe, contudo, abandonar para sempre os estudos comerciais e voltar-se para uma carreira universitária, com foco em estudos humanísticos,como era seu desejo. Também fez medicina adquirindo conhecimentos científicos. Em 1813, Schopenhauer tornou-se doutor pela Universidade de Berlim com a tese Sobre a Quádrupla Raiz do Princípio de Razão Suficiente.
Nessa época, sua mãe, estabeleceu-se em Weimar, onde obteve sucesso como novelista e passou a freqüentar os círculos mundanos que Schopenhauer detestava e se esforçava porridicularizar ao máximo. As relações entre os dois deterioraram-se a ponto de Johanna declarar publicamente que a tese de seu filho não passava de um tratado de farmácia; em contrapartida, Schopenhauer afirmava ser incerto o futuro de sua mãe como romancista e que ela somente seria lembrada no futuro pelo fato de ser sua progenitora. Apesar dessas brigas, Schopenhauer freqüentou durante algum tempo osalão de sua mãe. Ali tornou-se amigo de Goethe (1749-1832), que reconhecia seu gênio filosófico e sugeriu-lhe que trabalhasse numa teoria antinewtoniana da visão. A partir dessa sugestão, Schopenhauer escreveu Sobre a Visão e as Cores.
Em 1814, rompeu definitivamente com a família e quatro anos depois concluiu sua principal obra, O Mundo como Vontade e Representação, que foi um fracasso, vendendoem um ano e meio apenas cerca de 100 exemplares e cuja crítica também não foi favorável.
Durante os anos de 1818 e 1819, Schopenhauer passou uma temporada na Itália e, ao voltar, sua situação econômica não era das melhores. Solicitou então um posto de monitor na Universidade de Berlim, sendo admitido em 1820 e encarregando-se de um curso intitulado A Filosofia Inteira, ou O Ensino do Mundo e doEspírito Humano. O título do curso devia-se, provavelmente, a Hegel (1770-1831), que na época era um dos mais reputados professores da Universidade de Berlim. Tentando competir com ele, Schopenhauer escolheu o mesmo horário utilizado pelo rival, mas a tentativa redundou em fracasso completo: apenas quatro ouvintes assistiam a suas aulas. Ao fim de um semestre, renunciou à universidade.
Em 1821,passou por dificuldades econômicas que viriam a causar-lhe crise de depressão psicológica. Nessa época, o filósofo residia numa pensão, cujos principais locatários, em sua maioria senhoras de idade avançada, espionavam a chegada de supostas amantes, recebidas por ele em seus aposentos. Certa noite, quando uma costureira o espionava, Schopenhauer perdeu a paciência e atirou-a escada abaixo sendoprocessado e condenado a pagar despesas médicas. Além disso, ficava obrigado a pagar uma quantia anual até a morte dela, que foi vinte anos depois. Durante esse tempo, Schopenhauer entrava em depressão nervosa, uma vez por ano, todas as vezes que era obrigado a pagar a pensão. Sua revolta dizia respeito menos à quantia, mas ao sentir-se injustiçado pelas autoridades.
Entre 1826 e 1833,Schopenhauer empreendeu freqüentes viagens, adoeceu por diversas vezes e tentou novamente ser professor da Universidade de Berlim. Foi mais uma tentativa fracassada, somente contrabalançada pela crítica elogiosa em um jornal por "O Mundo como Vontade e Representação".
Em 1833, resolveu fixar-se em Frankfurt, onde permanecera sozinho até sua morte, senão por seu cão. Sua predileção por animais era...
tracking img