Schmitter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
THE DESIGN OF SOCIAL AND POLITICAL RESEARCH
Philippe C. Schmitter

RESUMO

Este texto de Philippe Schmitter apresenta sugestões e idéias acerca da construção do projecto de pesquisasocial-político, seja para um trabalho, uma tese de Mestrado ou Doutoramento.
Nele, o autor procura enfatizar (sem criar mitos) que o projecto de pesquisa nasce de uma idéia que requer uma tradução em diversoscomponentes estratégicos, que devem ser definidos pelo jovem cientista à medida que ele tenha consciência de que não existe um modelo ou uma fórmula universal para tal. Portanto, fazer escolhasestratégicas correctas irá aumentar o valor dos dados que podem ser coletados e as inserções e conclusões que podem ser tiradas delas.
Ainda que o pesquisador tenha para si uma amplitude de escolhas epossibilidades, bem como liberdade para associar-se a um estilo, modelo ou método próprio para construir o seu projecto, convém estabelecer uma representação esquemática e idealizada de toda a composiçãodo mesmo. Caso contrário, ele correrá o risco de construir um leque de múltiplas idéias e passos sem um fim específico, tendo como resultado verdadeiras sucatas idiossincráticas de informações einferências enraizadas em suposições que tornam não confiáveis os seus argumentos e inapta a sua contribuição para o conhecimento científico.
Escolha do Tema, Conceituação, Formulação de Hipóteses, Seleçãodos Casos, Redação da Proposta, Operacionalização de Variáveis, Medição, Associação, Inferência, Avaliação dos Resultados, Conclusão, são os tópicos disponibilizados, um a um, com o objetivo deauxiliar o jovem cientista a desenvolver o seu próprio projecto, devendo ele lembrar sempre (sob o prisma de alerta do autor do artigo) que a investigação social-política se caracteriza pela diversidade deseus conceitos, teorias, projectos e lógicas, e, haverá sempre análises empíricas (relações causuais e variáveis), assim como haverá temas prematuros ou inadequados, bem como modelos embasados...
tracking img