Schincariol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA QUÍMICA

SCHINCARIOL

Yuri Gomes Santiago 345577
Felipe Carolino de Castro 345622
Francisco Isaías Viana Crisóstomo dos Santos 345578

26 de Abril de 2012
Introdução

Segundo a American Institute of Chemical Engineers (AIChe), a Engenharia Química é a área/profissão que dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento eaplicação dos Processos e dos seus Produtos. Neste âmbito inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios. Dessa forma, e com base em uma definição menos formal, podemos dizer que a Engenharia Química, basicamente, utiliza processos físicos, com grande basematemática, em processos de transformação de matéria prima em produtos industriais, tendo a Química e a Biologia como ferramentas.
Uma das características do curso Engenharia Química é a abrangência das áreas de atuação dos engenheiros. As áreas mais comuns incluem as indústrias petroquímica, alimentícia, farmacêutica, de cimento, mineral, siderúrgica e de produtos químicos industriais,cosméticos, polímeros. Na própria indústria o Engenheiro Químico pode ocupar vários cargos, como já foi mencionado, entre eles cargos relacionados às áreas de consultorias, projeto, processo, produção, qualidade, além de pesquisa e desenvolvimento.
Dessa forma, na indústria Schincariol, empresa na qual desenvolveremos nossa pesquisa e que é responsável pela produção de cervejas, refrigerantes e águamineral, o Engenheiro Químico pode atuar em várias áreas, como foi dito anteriormente. Pode atuar, por exemplo, no controle dos três processos principais na produção da cerveja: mostura, fervura e fermentação (esses três processos serão abordados mais adiante). Também pode atuar na área do controle de qualidade dos diversos produtos fabricados pela empresa, fazendo análises de modo a obter um lote semgrandes defeitos.



Objetivos

Observar uma empresa da área química no Ceará, destacando a atuação do engenheiro químico e das aplicações de seus conhecimentos adquiridos nos processos realizados na empresa. Destacar também os procedimentos realizados na empresa, focalizando o trabalho do engenheiro químico nos procedimentos realizados.

A empresa

Fundada em 1939, aSchincariol possui um dos maiores e mais modernos parques de produção de bebidas da América do Sul e está entre as 15 maiores no mundo.

No início do século XX o filho de imigrantes italianos Primo Schincariol decidiu instalar, nos fundos de sua casa em Itu, interior do Estado de São Paulo, uma pequena fábrica de bebidas. Lá, começou a produzir licor de cacau, conhaque, groselha, vinho quinado, anisete(licor de anis) e o refrigerante Itubaína, cujo nome surgiu em homenagem à cidade. 

Fabricado no sabor Tutti-Frutti, o refrigerante logo se transformaria em um sucesso de vendas. Para distribuir o que fabricava, Primo colocava as caixas em carroças e as levava até os comerciantes locais. Assim, da pequena fábrica artesanal, surgiu a Schincariol. 

Para chegar até aqui, percorreu uma trajetóriarepleta de desafios e conquistas. Já sob o comando dos filhos de seu fundador, José Nelson e Gilberto Schincariol, no final dos anos 50, a fábrica investiu na compra de máquinas e equipamentos e, em 1966, foi transferida para o local onde hoje é a sede da empresa. 

Em 1989, foi realizado o sonho de Primo Schincariol: o início da produção de cerveja. O lançamento da cerveja Pilsen Schincariolabriu portas para o desenvolvimento de novos produtos, como a cerveja Nova Schin, as linhas de refrigerantes, águas, bebidas mistas (Skinka) e néctares (Fruthos). Além disso, impulsionou grandes investimentos com as aquisição de unidades fabris e marcas, como a Cintra, a Nobel e a Devassa Bem Loura, e para o ingresso no segmento de cervejas premium, com a Baden Baden, a Devassa e a Eisenbahn. ...
tracking img