SAÚDE, DOENÇA MENTAL E SERVIÇOS DE SAÚDE NA VISÃO DE ADOLESCENTES E SEUS CUIDADORES - Cap I

7677 palavras 31 páginas
CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO

1.1 Adolescência, família e contextos significativos
O desenvolvimento do indivíduo acontece em um curso contínuo de fases de amadurecimento nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Na maioria das vezes, a família é o primeiro contexto de inserção da pessoa afetando, positiva ou negativamente, nos comportamentos sociais, nas crenças e atitudes, na tomada de decisões, enfim, em todo o processo biopsicossocial do desenvolvimento.
Crises particulares estão associadas a cada fase do ciclo de vida. O período da adolescência é considerado uma das etapas mais complexas vividas pelo ser humano, pois, intensas e inúmeras tensões novas se apresentam nesta fase. O primeiro desafio que o adolescente se depara é a mudança física de seu corpo, que se acompanha de sensações desconhecidas. O segundo desafio é a maturação sexual que traz à tona desejos, prazer e anseios pela descoberta do sexo. O terceiro é a transformação da identidade que remete ao processo de diferenciação e busca da autonomia. O quarto é a necessidade de admitir a perda da infância e a de assumir um novo papel. Todas estas modificações geram inquietude, estresse, sentimentos ambivalentes de amor-ódio pelos pais, angústia de separação, medo do novo, busca por si que remete à inserção no grupo de iguais e ao conflito frente às demandas sociais que ora solicita o ser criança e ora o ser adolescente (Cole & Cole, 2003; Erickson, 1968; Hopkins, 1983).
Ao mesmo tempo em que o adolescente vivencia as transformações desta fase da vida, a família também é influenciada intensamente. A adolescência é uma fase igualmente tensa e difícil para os cuidadores que enfrentam dificuldades em lidar com as novas conquistas, rebeldia, separação e autonomia dos adolescentes. Para os cuidadores, também se apresenta o desafio de se vivenciar sua própria adolescência e os impasses não resolvidos desta fase. É nesse contexto de intensa efervescência emocional que as famílias buscam possibilidades

Relacionados

  • pesquisa
    75002 palavras | 301 páginas
  • o enfretamento da questão social na conteporaneidade
    55045 palavras | 221 páginas
  • literatura barroca
    68066 palavras | 273 páginas
  • Trabalho Adm
    148787 palavras | 596 páginas