Saúde cletiva

353 palavras 2 páginas
Saúde Coletiva
Bacharelado
São as técnicas e os conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O bacharel em Saúde Coletiva dirige, planeja, administra e supervisiona as políticas sociais de saúde de órgãos públicos ou privados. Também pesquisa e propõe ações para controlar os malefícios causados por fatores ambientais, como a água imprópria ao uso e a poluição do ar. Faz auditorias, pesquisas e avalia as práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde. Pode atuar ainda em educação em saúde, vigilância sanitária e no terceiro setor.
O mercado de trabalho
Ainda não há profissionais formados no mercado, mas existem boas perspectivas. O principal empregador é o setor público, e o bacharel vai atuar na formulação de políticas sociais e na gestão das unidades de saúde, além de trabalhar com ações de controle e elaboração de campanhas. Com as epidemias cada vez mais globalizadas, outro campo possível é a vigilância sanitária e epidemiológica. Há necessidade de um profissional como o de Saúde Coletiva, que está apto a analisar a conjuntura dessas doenças, elaborar estratégias e propor políticas de combate", explica Márcia Gomide, coordenadora do curso da UFRJ. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro-saúde e organizações médicas, também absorve esse bacharel. Os mercados mais atraentes estão nas capitais do Sudeste e do Sul, embora todo o país tenha necessidade desse profissional. "Nosso desafio hoje é divulgar os cursos para que as prefeituras e secretarias de Saúde de outras regiões do Brasil direcionem as vagas de concurso para esse egresso", afirma Márcia Gomide.
O curso
Desde o primeiro ano, as disciplinas específicas de saúde são maioria na grade curricular. Estudam-se anatomia, saúde ambiental, fisiologia, epidemiologia, saúde ocupacional, legislação sanitária, planejamento e gestão em

Relacionados

  • Saude cletiva
    2911 palavras | 12 páginas
  • Resenha o que é saude coletiva
    2843 palavras | 12 páginas
  • Desafio 2
    12155 palavras | 49 páginas