saxonfone

838 palavras 4 páginas
O ILUMINISMO Iluminismo surgiu na França e no decorrer do século XVIII desenvolveu-se por toda a Europa, caracterizando esse período como o "Século das Luzes". Esse movimento intelectual baseado na razão era contrário à tradição cultural e institucional representada, sobretudo, pela religião e pelo absolutismo monárquico que dominavam a Europa. Para os intelectuais que participaram desse movimento, a sociedade em que viviam precisava se libertar da escuridão que a oprimia e deixar-se iluminar pelas luzes da razão. Desse modo, os teóricos iluministas defendiam a liberdade de pensamento, sobretudo sua vertente científica.
Importante ressaltar que no século XVII começou a se difundir na Europa uma nova forma de pensamento que procurava valorizar a ciência e a razão humanística em detrimento da religiosidade medieval. Essa nova forma de pensamento deu início a chamada Revolução Científica do século XVII, cujas bases teóricas culminaram, um século depois, no Iluminismo. A universalidade, a individualidade e a autonomia são consideradas os seus princípios básicos. E entre as principais características e temas do ideário iluminista estão: o racionalismo, o humanismo, o antiabsolutismo, a defesa da teoria da divisão dos poderes, a defesa dos direitos naturais do homem e o anticlericanismo.
A partir desses ideais, os intelectuais iluministas propunham a reforma da sociedade e de suas instituições e defendiam o direito às liberdades política, religiosa, econômica, de locomoção, de pensamento e expressão. Entre as reformas propostas estava a reforma educacional que no Antigo Regime estava sob a tutela da Igreja Católica e acessível apenas a uma ínfima parcela da população. Os "homens das luzes" manifestavam-se contrários a essa concepção de Educação e propunham que a Educação deveria ser gratuita, obrigatória e laica, uma vez que para o progresso e felicidade do homem, a Educação é tida como uma ferramenta fundamental.
As características fundamentais deste movimento

Relacionados

  • saxonfone
    7580 palavras | 31 páginas