Savana africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Savana Africana são grandes extensões de terra na África com vegetação composta por  arbustos e árvores menores. A savana tem um clima com secas prolongadas, que podem durar até dez meses, comelevadas temperaturas e umidade do ar desértica. Quando chega a estação das chuvas, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado, chegando as gramíneas até a altura de trinta centímetros, asárvores até quatro metros e os arbustos até um metro e meio. Quando para de chover, a vegetação rasteira seca, fornecendo palha de fácil combustão, favorecendo a ocorrência de incêndios espontâneos ou poração humana.

A fauna da savana africana é composta por animais como a girafa, o elefante, a zebra, o leão, o guepardo, a águia e o avestruz.
A desertificação é a perda da capacidade produtivados ecossistemas causada pela atividade humana. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas desenvolvidas em uma região podem ultrapassar a capacidade de suporte e de sustentabilidade. Hátambém extinção de espécies animais e vegetais.
O que acontece é um processo em que o solo começa a ficar cada vez mais estéril. Isso quer dizer que a terra perde seus nutrientes e a capacidade de fazernascer qualquer tipo de vegetação, seja florestas naturais ou plantações feitas pelo ser humano.

Sem vegetação, as chuvas vão ficando mais raras, o solo vai ficando árido e sem vida, e asobrevivência fica muito difícil. Os moradores, agricultores e pecuaristas geralmente abandonam essas terras e vão procurar outro lugar para viver.
Nos desertos arenosos, origina-se a partir do empobrecimentodo solo e consequente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso.
O crescimento demográfico e a consequente demanda por energia e recursos naturais também exerce pressão pelautilização intensiva do solo e dos recursos hídricos.

As consequências deste processo geram grandes problemas econômicos e culturais. Em primeiro lugar, reduz a oferta de alimentos. Além disto,...
tracking img