sauhhusahusa

3092 palavras 13 páginas
Ciências Sociais

Tema 1: Cultura: das origens à atualidade.
Autor: Tarcisio Torres Silva.
Como citar este material:
SILVA, Tarcisio Torres. Ciências Sociais: Cultura: das origens à atualidade. Caderno de Atividades.
Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.

A área de Ciências Sociais é composta por três ciências principais: Sociologia, Antropologia e
Ciência Política. Neste curso, abordaremos temas relacionados a estas três ciências. Porém, não faremos um estudo separado por área, mas sim passaremos por alguns temas principais dentro das Ciências Sociais que são fundamentais para compreendermos melhor a sociedade em que vivemos. Para tanto, faremos um estudo inicial de alguns conhecimentos essenciais, fundamentais para podermos discutir a sociedade. Em seguida, faremos um percurso por temas que envolvem a sociedade e sua relação com as culturas contemporâneas, a identidade, a mídia, o consumo, entre outros temas.
Para iniciar o debate, vamos estudar nesta aula um conceito que, por mais presente que esteja no nosso vocabulário cotidiano, ainda gera muita dúvida quando tentamos defini-lo com exatidão: o conceito de cultura.

Cultura
Para iniciar nossos estudos em Ciências Sociais, vamos abordar um conceito que irá permear em muito os estudos dessa disciplina. Falaremos de cultura.
A cultura, mesmo no senso comum, pode ser entendida de diversas formas. Falamos de alguém que tem ou não tem cultura, querendo dizer que este alguém é mais ou menos inteligente em função disso. Pode-se falar da cultura de um povo, de um país, ou ainda falar de cultura como sendo aquele elemento que distingue diferentes classes, em função do “nível cultural” de cada uma delas.
Essas definições não são em si errôneas, elas só deixam de explorar a própria essência da cultura, que tem suas bases ainda nos primórdios da civilização e que, ao longo do processo evolutivo social, transformou-se e deu origem a outros significados.

© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a

Relacionados

  • ava 2014
    302 palavras | 2 páginas