Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HELMINTOS (PRODUZ OVO)

OS HEMINTOS SÃO SERES PLURICELULARES

NOS HELMINTOS NÃOE EXISTE FORMA INFECTANTE E SIM A FORMA DE LARVA, CISTO E OVO.

TAENIA SOLEO, A TAENIA SARGINATA E Echinococcus granulosus SÃO EXEMPLOS DE CESTOIDE.

TAENIA SOLEO, A TAENIA SARGINATA E Echinococcus granulosus SÃO HEMAFRODITA (UMA UNICA POGLOTE ELA TEM O APARELHO DIGITAL FEMENINO E OAPARELHO DIGITAL FEMENINO)

OBS: AS TAENIA NÃO TEM TUBO DIGESTIVO.

OS VERMES SÃO DIVIDIDOS EM 2 GRANDES GRUPOS: Platyhelminthes E OS Nemathelminthes.

OS Platyhelminthes (TEM UM CORPO ACHATADO E UMA FORMA DE FITA). OS PLATYHELMINTHES SE DIVIVEM EM DOIS GRANDES GRUPOS:

• CESTOIDE (Taenia saginata. Cestóide. Forma de fita),

• TREMATOIDE (TEM TUBODIGESTIVO), (POSSUI UM CORPO ACHATADO, MAIS A MAIORIA DELES TEM UM FORMATO QUE LEMBRA UMA FOLHA). (Fasciola hepatica. Trematóide. Aspecto foliáceo)

Nemathelminthes (tEM UM CORPO CILINDRICO) (eX:Ascaris lumbricoides. Nematóide. Formato cilíndrico, Strongyloides stercoralis. Nematóide. Formato cilíndrico).

TENIASE

TAENIA SOLIUM E TAENIA SAGINATA

LOCALIZADO NO MUNDO TODOFORMA PARASITARIA: TAENIA SARGINATA OU TAENIA SOLIUM

FORMA INFECTANTE: CISTICERCO

NO CICLO NO CISTICERCOIDE

A FORMA PARASITARIA : CISTICERCO

FORMA INFECTANTE: O HOMEM

HD: O HOMEM (ALBERGA A FORMA ADULTA DA TAENIA SOLIUM E DA TAENIA SAGINATA) E SE ENCONTRA FIXADA NO INTESTINO DELGADO. SO ENCOTRAMOS 1 TAENIA SAGINATA POIS ELA PODE CHEGAR ATÉ 12METROS E A TAENIA SOLIUM EM TORNO DE 7 METROS. O HOMEM TEM A FORMA ADULTA ALGUNS TEM A FORMA LARVAR (CISTICERCO).

HI: HOSPEDEIRO INTERMEDIARIO DA TAENIA SAGINATA: O bOVINO E DA TAENIE SOLIUM OS SUINOS.

A TENIASE É UMA DOENÇA CAUSADA PELA TAENIA SOLIUM E PELA TAENIA SAGINATA QUE SE ENCONTRA DO INTESTINO DELGADO. ESSAS DUAS TAENIAS ESTÃO CLASSIFICADAS:

• Reino Animalia

•Sub-reino Metazoa

• Filo Platyhelminthes

• Classe Cestoda

• Família Teniidae

A TAENIA POSSUI UM CORPO ACHATADO EM FORMA DE FITA, E ELA APRESENTA UMA REGIÃO QUE É CHAMADA DE ESCÓLEX (CABEÇA) NA CABEÇA EXISTE UMA REGIÃO AFLILADA QUE É CHAMADA DE CÓLO (PESCOÇO), ABAIXO DO ESCÓLEX NÓS TEMOS UMA REGIÃO SEGMENTADA QUE É CHAMADA DE ESTRÓBILO (CORPO). CADA SEGMENTO DESSE RECEBE ONOME DE PROGLOTES.

PODEMOS DIFERENCIAS AS ATENIA SOLIUM DA ATENIA SARGINATA OLHANDO O ESCÓLEX.

O ESCÓLEX DA TAENIA SARGINATA EU OBSERVO A PRESENÇA DE 4 Quatro ventosas e ausência de acúleos.

O Escólex de Taenia solium EU OBSERVO A PRESENÇA DE Quatro ventosas e presença de acúleos. (TEM UM OTIMA FIXAÇÃO)

A IMPORTANCIA DO COLO É QUE APARTIR DELE SÃO GERADAS ASPROGLOTES, E A MEDIDA QUE ESSAS PROGLOTES VÃO SE AFASTANDO DO COLO ELAS VÃO SE TORNADO CADA VEZ MAIS GROSSAS ISSO ACONTECE PORQUE AS TAENIAS SÃO HELMINTOS HEMAFRODITAS (UMA UNICA POGLOTE ELA TEM O SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E O SITEMA REPRODUTOR FEMENINO). NO COMEÇO DO HELMINTO AS PROGLOTES SÃO MENORES PORQUE SÃO IMATURAS (JOVENS, O SISTEMA REPRODUTOR ESTÃO EM FASE DE DESENVOLVIMENTO) E ASPROGLOTES MAIORES QUE ESTÃO MADURAS E NO FINAL DO HELMINTO NÓS OBSERVAMOS PROGLOTES BEM ROBUSTAS QUE JÁ ESTÃO GRAVIDAS (QUE SE ENCONTRA OVOS).

O SISTEMA DE EVOLUÇÃO DE UM HELMINTO: ELE PARTE DE UM OVO, UM OVO ORIGINA UMA LARVA, E A LARVA DA ORIGEM AO HELMINTO ADULTO (QUE DEPENDENDO DO HELMINTO VAI RECEBER VARIOS NOMES). AQUI EU ESTOU FALANDO DA LARVA (FORMA JOVEM DE UMA PARASITA) (EX:CISTICERCO, EsquistossomA, CISTICERCOIDE). ESSAS PROGLETES REGULARMENTE VÃO SE SOLTANDO DO CORPO DO PARASITA E AO SE SOLTAR ELAS VÃO SE MISTURAR COM AS FEZES QUE AO SE MISTAREM COM AS FEZES ELAS PODEM SE ROMPER E AO SE ROMPER LIBERAM OVOS PARA O MEIO DAS FEZES. ENTÃO AS PROGLETES DESCEM PARA LIBERAREM OVOS. ESSES OVOS PERMITEM A CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL QUE PROPICIA O CICLO BIOLOGICO DO PARASITA....
tracking img