Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O bom colesterol é conhecido como HDL, ele tira o colesterol das nossas células e ajuda na eliminação da gordura. Uma grande concentração de colesterol bom (HDL) faz com que a pessoa corra menos risco de ter problemas de coração e circulação.
Já o mau colesterol, o LDL, que é o que mais ouvimos falar ele ajuda á gordura entrar em nossa célula e assim fazer com que tenhamos um acúmulo de gorduranos ajudando á desenvolver doenças cardiovasculares.

Como podemos aumentar nossos níveis de HDL?
* Exercícios aeróbicos. As atividades físicas aeróbicas regulares (como caminhadas, corrida, ciclismo) que aumentam o ritmo cardíaco, realizadas por 20 a 30 minutos por vez, podem ser o caminho mais efetivo para aumentar os níveis de HDL colesterol. Evidências recentes sugerem que a duração dosexercícios, mais do que sua intensidade, é o fator mais importante para aumentar os níveis de HDL. Mas qualquer exercício aeróbico já ajuda.
* Perda de peso corporal. A obesidade resulta não apenas em aumento dos níveis de LDL colesterol, mas também na redução do HDL. Se você está acima do peso ideal, perder peso pode resultar em aumento dos níveis de HDL colesterol.  Isto é especialmenteimportante para aquelas pessoas que têm acúmulo de gordura na região abdominal. A medida da relação cintura-quadril é muito importante para dizer em que lugar você deve concentrar a sua perda de peso.
* Parar de fumar. Se você fuma, abandonar este vício pode resultar no aumento dos níveis de HDL.
* Reduzir as gorduras trans da dieta. A gordura trans está presente em muitos alimentosindustrializados. A recomendação é evitar ou mesmo eliminar este tipo de gordura da dieta. Estas gorduras aumentam o colesterol ruim e reduzem o colesterol bom. Retirá-las dos alimentos que você ingere certamente vai elevar seus níveis de HDL.
* Álcool. A American Heart Association não encoraja os médicos a falarem para os seus pacientes sobre as vantagens do álcool para o organismo, pois os benefíciosnão são tão grandes o suficiente para que seu uso seja recomendado. Mas sabe-se que um ou dois drinks ao dia pode aumentar os níveis de HDL. Quantidades maiores do que estas podem elevar substancialmente o risco de vários problemas de saúde, incluindo a insuficiência cardíaca. Existem pessoas que desenvolverão estes problemas mesmo limitando o consumo de álcool a um ou dois drinks ao dia. Conversecom o seu médico sobre o assunto.
* Aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas na dieta. Gorduras monoinsaturadas como óleo de canola, abacate, azeite de oliva extra-virgem e gorduras encontradas em nozes e creme de amendoim podem aumentar o colesterol HDL, sem aumentar o colesterol total.
* Aumentar a ingestão de fibras. Fibras solúveis encontradas em aveia, frutas, vegetais elegumes reduzem o LDL e aumentam o HDL. Para melhores resultados recomenda-se ingerir pelo menos duas porções ao dia destes alimentos ricos em fibras.

Para aumentar:
- Pare de fumar. Quanto mais fuma, maior a chance de ter um colesterol HDL baixo.
- Se estiver acima do peso, emagreça. O peso elevado costuma estar associado a baixos níveis de HDL.
- Aumente sua atividade física. Ela tem uma açãolenta, mas eleva os níveis de HDL em proporção direta à quantidade de exercício.
- Além disso, as mulheres na pós-menopausa podem ter uma elevação nos níveis de HDL com a terapia de reposição hormonal.
 
O QUE FAZER PARA DIMINUIR O NÍVEL DO MAU COLESTEROL
Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e até mesmo diminuí-lo:

- Fazer exercíciosfísicos - a atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir suas tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto;
- Não fumar - o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos; - Evitar o estresse - uma vida com menos estresse também, diminui o risco de infarto. Procure...
tracking img