Saude e seguranca no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. HISTORIA:

A informação mais antiga sobre a preocupação com a segurança do trabalhador está registrada em um documento egípcio. Neste documento fala da preservação da saúde, e da vida do trabalhador, e as condições de trabalho de um pedreiro, citado por Papiro Anastácius V. Também no Egito no ano de 2360 A.C, uma revolta geral dos trabalhadores nas minas de cobre, devido as condições detrabalho fez com que o faraó tivesse a necessidade de melhorar as condições de vida dos escravos.
O império romano aprofundou o estudo da segurança do trabalhador e elaborou leis para sua garantia. Os pioneiros do estabelecimento de medidas de prevenção de acidentes foram Plínio e Rotário, que recomendaram o uso de mascaras para evitar que os trabalhadores respirassem poeira metálica.
As primeirasordens aos fabricantes para a adoção de medidas de higiene do trabalho datam na idade média. A associação de trabalhadores medievais fizeram um levantamento sobre as doenças profissionais, que teve grande influencia sobre a segurança do trabalhador no renascimento. Neste período destacam-se Samuel Stockausen como pioneiro da inspeção medica no trabalho, e Bernardino Ramazzini como sistematizadorde todos os conhecimentos acumulados sobre segurança do trabalho.
Em 1979, a academia de medicina da frança já fazia constar em seus anais um trabalho sobre as causas e prevenção de acidentes. Já em Milão no mesmo ano, Pietro Verri, fundou a primeira sociedade filantrópica, visando o bem estar do trabalhador. Com a revolução industrial ouve a necessidade de preservar a segurança do trabalhadorcomo forma de garantir a produção. Os procedimentos preventivos ocorreu primeiramente nos EUA, no inicio do século XX, na Africa, Asia, Austrália e América latina os comitês de saúde e segurança nasceram logo após a fundação da OIT, organização internacional do trabalho, em 1919.

2.1 Segurança do trabalho no Brasil:

A primeira lei envolvendo a segurança do trabalhador no Brasil surgiu em 1919e era conhecida como “risco ocupacional”. Inicialmente quando acontecia um acidente, era comunicado a uma autoridade policial, e o trabalhador recebia uma indenização (em dinheiro) conforme a gravidade das sequelas do acidente.
Em 1972, o ministério do trabalho e emprego publicou uma portaria[1] obrigando as empresas a oferecer soluções para a segurança no trabalho,essa portaria foi o primeiroinstrumento definido de maneira objetiva e clara, de como as empresas devem proceder com a obrigatoriedade de serviços e programas responsáveis pelas questões relativas a Saúde e Segurança no Trabalho.
Em 1978 o ministério do trabalho aprovou as Normas Regulamentadoras (Nrs) sobre a segurança e medicina do trabalho. Estas normas estabelecem, segundo critérios de riscos e números de empregadosdas empresas, a obrigatoriedade de ter programas referentes a saúde e segurança do trabalho.
Em seguida foram criadas mais normas e segmentos sobre a saúde e segurança do trabalho, um fato importante é que as empresas não adotam programas e medidas só para melhorar a vida do trabalhador no ambiente de trabalho,elas também ganham com isso, se um trabalhador está com saúde seguro e contente com oambiente onde ele trabalha, ele, produzirá mais e melhor gerando lucro para a empresa.

3. Gestão de segurança e saúde no trabalho

um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho promove um ambiente de trabalho seguro e saudável, pois cria uma estrutura que permite que as empresas identifiquem e controlem frequentemente riscos ao empregado.
A gestão de segurança do trabalho tem comosegmento o Sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho (SGSST), esse sistema previne acidentes promove o bem estar no ambiente e cria uma estrutura para que os empregados ea empresa cresçam. Cada empresa formula o seu sistema de gestão, seguindo as Normas Regulamentadoras (Nrs).


4. Normas Regulamentadoras (NR's)

As Normas regulamentadoras fora criadas em 22 de dezembro de 1977, pela...
tracking img