Saude, trabalho e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
III ENCONTRO DA ANPPAS
Brasília, 23 a 26 de maio de 2006

SAÚDE DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE: Os riscos e a integração necessária

Alice Itani(
Alcir Vilela Filho(

1. Problemática

A emergência de problemas afetando a saúde do trabalho, a saúde coletiva e ao mesmo tempo o meio ambiente vem se configurando como uma problemática complexa, expondo as políticas públicas e cada uma dasinstituições envolvidas em papéis controversos.

O conjunto de ações das instituições e organizações envolvidas em seus papéis e responsabilidades seja na promoção da saúde e prevenção de doenças, seja no controle das epidemias e endemias, seja no controle da regulamentação e aplicação das normas não vem dando conta de resolver os problemas. Algumas dessas ações têm-se revelado controversas. Outras delas,ainda, contraditórias. É o caso de algumas ações de instituições publicas no âmbito de suas competências atendendo a demandas, têm até dificuldade a vida de indivíduos e grupos, obstruindo o desenvolvimento de suas atividades de sobrevivência.

É fato que a aplicação de normas com a finalidade de prevenção de riscos tem evitado a ocorrência de muitos impactos negativos. No entanto, há normas quecarecem de bases de aplicabilidade. A aplicação de normas criadas, por exemplo, com o intuito de prevenção de riscos têm esbarrado em sérias dificuldades pela ausência de padrões regulamentares baseadas em conhecimentos sobre efeitos dos diversos riscos, bem como sobre falta de padrões para análise e avaliação de riscos que possam impedir a realização de algumas atividades perigosas. Há normas querequerem bases jurídicas que possibilitem a ação das instituições no cumprimento de suas funções.

Contudo, a aplicação das leis e normas nem sempre possibilitam resultados positivos para as populações afetadas. A promoção da saúde e o desenvolvimento do bem estar social da sociedade implicam em políticas públicas em ação coordenada bem como em programas estruturados no conjunto da sociedade, notempo e no espaço.

As atividades produtivas se desenvolvem em determinados espaços estabelecendo ritmos no tempo e no espaço produzindo efeitos para as comunidades internas e do entorno. Produzem também efeitos para as gerações futuras tanto em nível local, regional, nacional como mundial. Os conhecimentos sobre esses efeitos nem sempre fazem parte dos saberes da vida cotidiana dessas comunidadesenvolvidas.

Isso porque não se pode falar de saúde sem ter como referência o processo – de produção da saúde – que é contínuo, cumulativo no tempo e no espaço. Esse processo depende de condições individuais de vida, de cuidados desenvolvidos pelos indivíduos de alimentação e higiene. Mas essas condições individuais são necessárias mas não suficientes para a produção da saúde. Requer-se condiçõescoletivas de vida e de cuidados sanitários desenvolvidos pela coletividade. Requer-se equipamentos coletivos de saúde, educação, transporte, saneamento, controle de epidemias, água tratada e encanada, por exemplo. A saúde resulta, assim, de um processo contínuo e cumulativo de produção dentro de condições desenvolvidas coletivamente no tempo e no espaço .

As comunidades implicadas nos riscos nemsempre possuem as informações sobre as reais condições de seus espaços de vida. São as informações sobre as atividades que foram e são desenvolvidas no entorno de seus espaços de vida, sobretudo os riscos que envolvem essas atividades, as ações necessárias em casos de anormalidades ou situações de desfuncionamentos dos sistemas do processo produtivo. São, por exemplo, alguns dos cuidados naproteção da saúde da comunidade.

Por decorrência, tais comunidades não possuem as informações e conhecimentos sobre os impactos negativos onde elas estão implicadas. São impactos são na maioria das vezes riscos que afetam diretamente suas vidas. É o caso, por exemplo, das atividades poluidoras de usinas pesadas e das doenças que essas atividades provocam.

De onde se fala quando se refere a...
tracking img