Saude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A saúde pública é entendida neste texto como vários movimentos que surgiram tanto na Europa quanto nas Américas como forma de controlar, a priori, as endemias que ameaçavam a ordem econômicavigente e depois como controle social, buscando a erradicação da miséria, desnutrição e analfabetismo. Contudo os vários modelos de saúde pública não conseguiram estabelecer uma política de saúdedemocrática efetiva e que ultrapassasse os limites interdisciplinares, ou seja, ainda permanecia centrado na figura hegemônica do médico.

Dessa forma, muitos programas de saúde pública, endossados pelaOrganização Mundial de Saúde, ficaram reduzidos à assistência médica simplificada, isto é, aos serviços básicos de saúde; resumindo: para uma população pobre um serviço pobre.

As definições deWinslow-Terris de saúde pública de que "a arte e a ciência de prevenir a doença e a incapacidade, prolongar a vida e promover a saúde física e mental mediante os enforços organizados da comunidade" (Terrisapud PAIM p.12), não são capazes de dar conta do essencial dos campos científicos e seus respectivos âmbitos de prática.

Segundo PAIM (s/d), a Saúde Coletiva é um movimento complexo definível apenasem sua configuração mais ampla, pois há várias formas de visualização e nenhuma delas isoladamente define a complexidade teórica desse novo conceito.

Para a compreensão mais aprofundada do movimentoda saúde pública, iniciado no auge da revolução industrial da Inglaterra com a medicina social, passando pelo sanitarismo norte americano e a medicina preventiva, entre outros, até chegar à criseepistemológica da "nova" saúde pública e a saúde coletiva, seria necessário um aprofundamento histórico e social sobre o movimento da saúde pública até chegarmos à saúde coletiva. Algumas bibliografiaspodem ser encontradas nos conteúdos programáticos das disciplinas de Enfermagem em Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da Unicamp.

A criação de uma página em Saúde Coletiva não é estanque, nem...
tracking img