Saude ocupacional na informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMATICA E SAUDE OCUPACIONAL

Alunos:
Andrea Rosa


SUMARIO:
Introduçao-----
Desenvolvimento------
Conclusao---
Referencias----

INTRODUÇAO

As doenças ocupacionais atingem cade vez mais profissionais da saúde. A prevenção ainda pode ser a melhor saída. Colaboradores que atuam direta ou indiretamete com informática, tem tendência a adquirir as famosas doenças por movimentosrepetitivos (DORT) também conhecida como LER (Lesão por movimentos repetitivos).
O computador faz parte da rotina de inúmeras pessoas, tanto para uso profissional quanto para ao doméstico e ao lazer. No entendo, a comodidade do computador trouxe riscos à saúde do usuário. Assim como a televisão, o computador estimula o sedentarismo. Além disso, pode causar doenças relacionadas à visão, mente,músculos, articulações e postura. É importante ressaltar, que devido ao uso do excessivo e mal orientado do computador, jovens e crianças podem estar desenvolvendo doenças tipicamente adultas, derivadas das atividades profissionais.
A popularização do computador acarretou no aumento das possibilidades e gravidade dos problemas de saúde causados pelo seu uso incorreto. Os problemas começam pela má posturadiante do computador e logo atingem aos olhos, pois a luz dissipada pelo monitor os agride. Além disso, o uso excessivo pode causar doenças nos ossos, nos músculos e até mesmo, interferir na personalidade e no cotidiano do usuário.

CONTEUDO:

As conseqüências no uso excessivo do computador não são imediatas, são doenças que vem ao longo do tempo e que aumentam o risco se o usuário utilizaro computador por muitas horas seguidas e diariamente. É comum um usuário após o uso contínuo de o omputador sentir cansaço, dores de cabeça, irritação nos olhos e fadiga. Além disso, grande parte dos problemas está relacionado à má postura, ao esforço repetitivo e a dependência do uso, principalmente, da Internet.
1. Esforço repetitivo
Ao falar-se em problemas de saúde causados pelo computador,certamente, a primeira doença mais visada é a L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) ou D.O.R.T (Distúrbios Osteomoleculares. Relacionados ao rabalho). Como o próprio nome, está é uma doença provocada pelo uso inadequado e excessivo de uma certa atividade. Hoje, a síndrome representa cerca de 70% das doenças do mercado profissionais registrados no Brasil. [1]
De acordo com a empresa de planos desaúde Unimed, cerca de 65% das licenças médicas solicitadas
por motivo profissional estão ligadas à síndrome. [2] Essas lesões têm maior efeito no mundo da informática, pois o usuário passa muito tempo em uma mesma posição e fazendo o mesmo trabalho com o corpo. Esse uso intenso provoca distúrbios que atingem, principalmente, áreas do corpo como as mãos, punhos,
pescoço e ombros. O primeiro sinalda síndrome é a dor, que em um momento de descanso já não existe. Com o uso excessivo do computador, aumenta-se a sucessão dela, tornando-se uma grande dor. Normalmente, o usuário tende a mudar a postura ou retrair os tendões pensando em acabar com o incômodo da dor. Essa maneira de retardar acaba progredindo a síndrome.
Em geral, as principais queixas são as dores e desconforto nas partesafetadas, com isso, há formigamentos e dores dando a sensação de ueimadura
ou de frio localizado. Como a síndrome não é trata como uma doença, e sim como um distúrbio, exige-se um certo cuidado para que, futuramente, não se torna uma doença grave. Sem a atenção exigida, ela pode desenvolver ou agravar patologias como:

a) Tendinite: inflamação aguda ou crônica dos
tendões.
b) Tenossinovite:inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões.
c) Síndrome de DeQuervain: opressão dolorosa da bainha comum dos tendões do polegar.
d) Síndrome do Túnel do Carpo: contração do nervo mediano no túnel do carpo.
Estas não são as únicas doenças derivadas de esforços repetitivos, qualquer lesão ou fraturas podem causar doenças deste padrão, assim como, a síndrome pode também desenvolver as doenças...
tracking img