Saude no ponto de vista da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A saúde sobre o ponto de vista da história

O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. Nesses termos, ele teria se iniciado com a desintegração doImpério Romano do Ocidente, no século V (476 d. C.), e terminado com o fim do Império Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no século XV (1453 d.C.).
Nesse período, ao observarmos a saúde eos serviços de saneamento básico constatamos que era muito precário, se vivêssemos nesse período da história ficaríamos chocados com tamanha falta de higiene, isso causava doenças e acabava compopulações inteiras.

A população medieval não pensava em higiene como nós pensamos atualmente, eles não sabiam que as fezes ao ar livre ou um esgoto aberto lhe trariam doenças, a medicina era poucoexplorada nessa época, onde tivemos o surto de peste negra, que dizimou um terço da população européia. A medicina nesse período era baseada em tradições, folclores, superstições e coisas desse tipo, o seja,a medicina era baseada fortemente na cultura. Mais tarde, a medicina passa a ser baseada na experimentação e na observação de doenças, ao contrário do que acontecia.
Com pouco conhecimento médico, apopulação ficava protegida contra as doenças. Era muito comum que em quase toda a idade média, após o uso do “pinico” as fezes serem jogadas pela janela, devido à falta de esgotos ou um localapropriado de destino para os resíduos orgânicos, humanos e animais.
Curiosidades:
 Naquele tempo, a maioria das pessoas casava-se no mês de Junho (início do Verão), porque, como tomavam o primeiro banhodo ano em Maio, em Junho, o cheiro ainda estava razoável. Entretanto, como já começavam a exalar alguns "odores", as noivas tinham o costume de carregar buquês de flores junto ao corpo, paradisfarçar. Deste fato surgiu a tradição de que em Maio é o "mês das noivas" e a origem dos buquês;
 Aqueles que tinham dinheiro possuíam "louça" de estanho. Certos tipos de alimentos como o tomate,...
tracking img