Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resultados
A forma de abordagem do conteúdo relatada pelos alunos como a mais freqüente foi a aula expositiva (43%), seguido dos alunos que não responderam (36%), contudo, houve outras estratégiasutilizadas, na medida em que alguns alunos (14%) as referiram.

Quanto ao enfoque dado ao tema no conteúdo das aulas, predominaram os seguintes em ordem decrescente: “problema psiquiátrico” (afirmadopor 79%), “em adultos” (70.6%), “problema orgânico” (68.9%), “doença” (65.5%), “por influência do grupo” (60%), “em adolescentes”.

Esses dados são indicadores de que o conhecimento transmitidoenfatizou a questão como uma doença de maior ocorrência entre os adultos, comprometendo o indivíduo como um todo (psíquico e físico), onde o grupo surge como indutor do uso. Além disso, o problema tambémfoi relacionado aos adolescentes, aparecendo ainda a curiosidade e o hábito cultural como outros enfoques abordados. Felizmente, parece que os enfoques mais negativos atribuídos à questão do uso deálcool e drogas não foram tão enfatizados, ou talvez, a pessoa respondeu com base na opinião pessoal.

A respeito do que se compreende por conceitos de dependência química, tolerância e abstinência, amaioria das respostas estava correta. Assim, em relação a: 1) dependência química, 57% dos alunos responderam tratar-se de uma “necessidade da substância no organismo ou dependência física e/oupsíquica”; 2) tolerância, 36,2% referiram tratar-se de “necessidade de aumento da dosagem da droga/álcool para se obter o mesmo efeito”; 3) abstinência, 74,2% definiram-na como “interrupção do uso oureações físicas e/ou psíquicas decorrentes
DISCUSSÃO

A amostra foi composta em sua maioria por mulheres com idade entre os 20 e 25 anos. Referentes aos conteúdos de álcool e drogas ministrado, 88% alunosafirmaram que esta temática está presente entre os temas curriculares, e que foram abordados nas disciplinas de Farmacologia e Enfermagem Psiquiátrica (38%), ministrado no Segundo e ou Terceiro...
tracking img