Saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DEFINIÇÃO
Termo usado para definir a qualidade de vida emocional e cognitiva do indivíduo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde não se pode definir literalmente saúde mental, diferenças culturais e julgamentos subjetivos e teorias relacionadas afetam a maneira pela qual a saúde mental é definida.

1.1.DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA D SAÚDE MENTAL
A aceitação de pessoas com algunstipos de transtorno mental acontece na metade do século XIX a partir desse século, a atenção aos portadores de distúrbios mentais era feita através de internação. Não havia outro tipo de pensamento, a maioria dos pacientes que apresentavam diferenças de comportamento, eram logo encaminhados a centros de tratamentos. Cabe ressaltar que esse atendimento só existia em grandes cidades, deixava sematendimento as regiões de baixa economia.
Em 1988, coma implantação do Sistema único de Saúde (SUS) é implantada novas modalidades de saúde, entre as quais a Saúde Mental. Devido a diversas reformas da Assistência Psiquiátrica no mundo ocidental, e as recomendações da Organização Pan-americana de Saúde, contidas na Carta de Caracas (1990) o ministério da saúde define uma nova política de saúde mentalque redireciona os recursos da Assistência Psiquiatria para um modelo substituto de base comunitária. Incentiva-se a criação de serviços em saúde mental de atenção comunitária, pública, de base territorial, ao mesmo tempo em que se determina a implantação de critério mínimo de organização e humanização da rede hospitalar especializada.
Atualmente, a tendência de reversão de o modelo hospitalarpara uma ampliação significativa da rede de extra-hospitalar de base comunitária. Entendimento das questões de problemas relacionadas ao álcool e outras drogas como problema de saúde pública e como prioridade nos atuais governantes; ratificação das diretrizes do SUS pela Lei Federal 10.216/01.

2. SER VOCÊ MESMO
Para viver plenamente e com estrutura para construção do edifício da vida, énecessário que se passe entender quem realmente é. O que quer fazer e o que está fazendo para que tudo aconteça. Tendo consciência do que realmente é, consegue-se impedir que outros controlem seus atos e passe a agir com inteligência emocional, e naturalmente ganhar um grande presente, não deixar ser controlado e libertar-se dos acontecimentos negativos. O ser humano é rotulado desde o nascimento a viverde acordo com padrões sociais, se rotula e querem que sigam rótulos e regras, na maioria das vezes acreditam ser o que aprendem a ser, esquece-se que neles só existe o “EU” e acordam muitas vezes a perguntar-se. Quem sou eu? Como vivo? Sou feliz assim? E daí por diante, nunca se detém a analisar e exteriorizar o que realmente são deixando ser o fruto do que a sociedade impõe, onde começa seuspensamentos: eu existo e não sou assim, e como fazer para mudar? Como mudar? É realmente fica a mercê do “EU” que fizeram deles.
Não espanta que os que vivem ao nosso redor muitas vezes nos conheçam melhor do que nós mesmos. Ninguém nos ensina o valor de se conhecer bem. Como já disse o filósofo grego Sócrates, “a vida não examinada não vale a pena ser vivida”-o que significaque interior raramente é plenamente conhecido. Conhece-se a si mesmo. Estar ciente da sua verdadeira identidade (espírito), real natureza (paz) e autêntico propósito (criar, dar e receber). Quando experimentar e conhecer isso, começará a entender de onde vêm emoções como raiva e depressão, dor e desconforto, vazio e ganância. Você tem de saber como e por que estes sentimentos surgem na suapersonalidade, ou então a infelicidade o visitará com freqüência, prevalecera uma ausência de significado e você sentirá que a vida não tem valor.

____________________________________
Folha on-line/2009.
3. DANOS CAUSADOS AO MUNDO COM A CRISE FINANCEIRA:
A crise financeira que se formou nos Estados Unidos da América é considerada pelos analistas e entidades governamentais de diversos países...
tracking img