Saude Humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia




MÓDULO:

FUNDAMENTOS E MÉTODOS
DE ALFABETIZAÇÃO

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA


Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais as primeiras manifestações da escrita? E onde o homem as registrou?
Resp : As primeirasformas da escrita foram constituidas por series de traços, distantes umas das outras, grafadas no osso e pedra .

2. Justifique a citação de Feil (1983 p.90) “A escrita é um sistema convencional utilizado por homens com a finalidade de se comunicar entre si, registrar suas descobertas, sua história, suas ideias e pensamentos”
Resp: Um meio de comunicar o que sente , acontece, que nao apenas degestos é feito a historia da humanidade mais sim de registro marcando cada fase da historia.

3. Defina o que você entende por gestos e complemente caracterizando a evolução do grafismo.
Resp : A evoluçao do grafismo, desde as formas primitivas até os sistemas alfabeticos teria passado por tres grandes etapas: a primeira é a ideografria, com sistemas de escrita simples e abstratos queacompanhavam os recitados orais; a segunda é a pictografica, com sistemas de figuras simbolicas com tematicas mitologicas que nos referem á atividade discursivas; a terceira é a escrita linear, cujas origens se situam na confluencia das duas anteriores.
Os gestos são como nos expressamos em determinada situação, os gestos complementam o que estamos dizem ou querendo dizer.

4. Segundo Emília Ferreiro eAna Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização.
Resp: O primeiro é identificar a leitura como decifração de um texto ; o segundo é idenficar a escrita com a copia de um modelo externo.
Os dois equivocos estão relacionados com a ideia de que a escrita é simplesmente transição grafica da fala e nao de uma forma de especifica de linguagem.

5.Explique como se dá a gênese da escrita na criança.
Resp: A aquisição da escrita se insere-se , na historia da gestualidade e da fala. Os rabiscos inicias da crianças são gestos fixados no papel; da mesma maneira que os gestos são formas graficas no ar.
No inicio da representaçao grafica quando a criança executa os primeiros traços de uma produção espontanea, desenho e escrita nao se diferenciam.UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO


Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pesquise e faça um resumo sobre métodos de alfabetização.
Resp: Metodo SINTETICO; parte das unidades menores ( letras e silabas), para depois formar palavras.
Metodo ANALITICO; parte de uma visão global, para depois deter-se nos detalhes (surgiu do pressuposto de que apercepção da criança é sincrética).
Metodo MISTO; junção entre o sintetico e o analitico.

2. O que você entendeu por ambientes alfabetizadores?
Resp: Criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais quefavoreçam a aquisição de conhecimentos.

3. Liste cinco ambientes alfabetizadores que você julga importantes para as crianças.Resp: Canto da leitura;-
Materiais diversos com ilustrações e escritas ( jornais, revistas,dicionários, folhetos, embalagens, etc.)
Alfabeto ilustrado
Seqüência numérica
Calendário
Painel de aniversariantes
Painel de ajudantes
Listão de palavras.

4. Leia o texto “Alfabetização – ler e escrever com e para as crianças, dentro e fora da escola, o melhor método” e liste as ideiasprincipais.
Resp:

5. Escreva a diferença entre teoria de aprendizagem e métodos de alfabetização.
Resp: As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e...
tracking img